Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


en:ecovirt:roteiro:metap_uma:roteiros

Metapopulações

Uma espécie

meta.gif Os modelos básicos de metapopulações de uma espécie estão relacionados à proporção de manchas ocupadas por uma espécie determinada pelo balanço entre colonizações e extinções. Apresentamos nesse tópico três modelos clássicos de metapopulações em que as taxas de colonização e extinção são modeladas de forma diferentes.

Chuva de Propágulos
Ênio e Beto andando na chuva http://desenhos.kids.sapo.pt/a-chuva.htm

O primeiro modelo proposto, em que as taxas de extinção e de colonização são constantes e iguais para todas as manchas de hábitat.

Colonização Interna
Que seria da física se Newton respeitasse o aviso? Nessa variante do modelo básico a taxa de colonização depende do número de sítios ocupados. Descreve um sistema fechado, em que a fonte de propágulos são as próprias manchas do sistema.
Efeito Resgate
resgateryan.jpg

Se mais manchas estão ocupadas, aumenta a migração para manchas vazias, mas também para as manchas já ocupadas. Isso pode diminuir o risco de extinção. Esse exercício trata dessa modificação do modelo, que é denominada efeito resgate.



Duas espécies

metapop00.jpg Extensões dos modelos de metapopulações básicos para mais de uma espécie. Temos um conjunto de manchas que podem ser colonizadas por duas ou mais espécies que interagem. Também exploramos o efeito da remoção de manchas, que representa a destruição de habitats naturais.

Coexistência em Metapopulações
Coexistência entre monstros e criaturas celestes Nesta simulação acrescentamos uma espécie competitivamente inferior ao modelo de metapopulações com colonização interna. Descubra como fazer as duas espécies coexistirem.
Destruição de Habitat
tira-manchas.jpg No modelo anterior de coexistência de metapopulações, a destruição de habitat pela ação humana pode ser representada como remoção de manchas. Investigue os seus efeitos.
en/ecovirt/roteiro/metap_uma/roteiros.txt · Última modificação: 2017/08/17 14:26 (edição externa)