Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ecovirt:roteiro:math:coef_determinacao

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ecovirt:roteiro:math:coef_determinacao [2021/11/16 14:12]
amzmartini
ecovirt:roteiro:math:coef_determinacao [2021/11/16 14:17] (atual)
amzmartini
Linha 83: Linha 83:
 Uma regressão linear busca explicar a variação observada em uma variável (resposta) pela variação de outra (explanatória). Se a regressão é bem sucedida, esperamos que reste bem menos variação sem explicação,​ que chamamos de **variação residual** da regressão. Essa variação residual é a "soma dos quadrados dos desvios"​ de cada ponto à linha de regressão. ​ Uma regressão linear busca explicar a variação observada em uma variável (resposta) pela variação de outra (explanatória). Se a regressão é bem sucedida, esperamos que reste bem menos variação sem explicação,​ que chamamos de **variação residual** da regressão. Essa variação residual é a "soma dos quadrados dos desvios"​ de cada ponto à linha de regressão. ​
  
-Na figura a seguir está a linha da regressão linear de Y em função de X (representada pela linha preta), e os desvios de cada observação em relação a esta reta de regressão (tracejados vermelhos). Você percebe pela figura abaixo que os desvios (resíduos) da regressão são bem menores que os desvios em relação à média, da figura anterior?+Na figura a seguir está a linha da regressão linear de Y em função de X (representada pela linha azul na figura abaixo), e os desvios de cada observação em relação a esta reta de regressão (tracejados vermelhos). Você percebe pela figura abaixo que os desvios (resíduos) da regressão são bem menores que os desvios em relação à média, da figura anterior?
  
  
Linha 135: Linha 135:
 </​code>​ </​code>​
  
-E vemos que de fato esta variação residual é bem menor que a total:+E vemos que de fato esta variação residual é bem menor que a total (que está no objeto "​V.total"​):
  
 <​code>​ <​code>​
Linha 168: Linha 168:
 </​code>​ </​code>​
  
-Neste caso dizemos que 91% da variação de Y é explicada por X. Nada mal. Mas o que você poderia esperar de dados que a gente mesmo criou, né8-)+Esse coeficiente de determinação é o famoso $R^2$ das regressões lineares! 
 + 
 +Neste caso dizemos que 91% da variação de Y é explicada por X. Nada mal. Mas o que você poderia esperar de dados que a gente mesmo criou, né8-)
ecovirt/roteiro/math/coef_determinacao.1637079129.txt.gz · Última modificação: 2021/11/16 14:12 por amzmartini