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ecovirt:roteiro:pop_str:pstr_mtrgoogle [2021/08/13 21:18] amzmartini |
ecovirt:roteiro:pop_str:pstr_mtrgoogle [2022/08/24 21:57] (atual) prado [Os cálculos passo a passo] |
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Linha 18: | Linha 18: | ||
===== Objetivo ===== | ===== Objetivo ===== | ||
- | O objetivo desse exercício é entender como podemos descrever a dinâmica de populações estruturadas com modelos matriciais. | + | O objetivo desse exercício é entender como podemos descrever a dinâmica de populações estruturadas com modelos matriciais. |
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- | ===== Entendendo a planilha e as matrizes ===== | + | |
+ | =====Como abrir a planilha e salvar os arquivos com exercícios resolvidos ===== | ||
- | ====Abrindo a planilha==== | + | A) Conecte-se a uma conta Google |
- | Por meio do link abaixo entre na pasta chamada DINPOP_2021 no Google Drive da disciplina: | + | |
- | <wrap hi>LINK LINK LINK LINK LINK</wrap> | + | B) Faça uma cópia da planilha "**euterpe_elasticidade**" que está em formato Google Sheets no Google Drive da disciplina. Para isso clique no link abaixo **com o botão direito do mouse** e escolha a opção "//Abrir link em nova aba//": |
- | <WRAP center round info 90%> | + | [[https://docs.google.com/spreadsheets/d/1oYBinDXCxCA08OM6yhWViFhfKSAkR58rz6dfrLGFufQ/copy|Clique aqui para a planilha do exercício]] |
- | + | ||
- | Você precisa estar conectado ao seu e-mail((o endereço que foi confirmado para a comunicação com a disciplina)) para conseguir acessar a pasta. Somente pessoas com e-mails autorizados podem acessar. | + | |
- | </WRAP> | + | |
+ | C) Você será direcionado(a) para uma página perguntando se você deseja fazer uma cópia da planilha. Confirme que sim e uma cópia será gravada no seu Google Drive, e em seguida aberta. | ||
- | **Siga os passos indicados abaixo:** | + | D) Use esta planilha para realizar os exercícios a seguir. |
- | - Dentro da pasta DINPOP_2021, crie uma pasta __com o seu nome__ ((Para fazer isso, clique no botão “Novo” localizado à esquerda e acima na página e clique em “Pasta”. Coloque seu nome na pasta e clique em “CRIAR”)) | + | \\ |
- | - Volte para o conteúdo geral da pasta DINPOP_2021 | + | \\ |
- | - Abra o arquivo //euterpe2021// (**Importante: não modifique nada nesse arquivo!! Ele será usado por todas as outras pessoas**) | + | |
- | - Vá para o menu "Arquivo" > selecione a opção "Fazer uma cópia" -> "Toda a apresentação" | + | |
- | - Na caixa de “Nome do arquivo” mantenha o trecho “euterpe2021” no nome __e adicione seu nome__ ao final | + | |
- | - Na caixa “Pasta”, localize a sua pasta e salve esse arquivo dentro da sua pasta ((lembre-se de clicar duas vezes quando aparecer o nome da pasta para que o arquivo realmente seja salvo dentro dela)) | + | |
- | - Nesse arquivo com o seu nome você poderá fazer o exercício indicado abaixo | + | |
- | - Ao finalizar as atividades do exercício, renomeie o arquivo para "euterpe2021_SeuNome_**finalizado**" | + | |
- | - Caso queira ficar com uma cópia para consultar depois, faça o download desse arquivo finalizado para o seu computador | + | |
- | ====O que é essa planilha?==== | + | =====O que é essa planilha?===== |
Nessa planilha temos a matriz de transição de uma população de palmito jussara (//Euterpe edulis//) existente na parcela permanente da Ilha do Cardoso. Essa parcela é uma área de 10,24 hectares na qual vem sendo realizado um acompanhamento da dinâmica da floresta sobre restinga. | Nessa planilha temos a matriz de transição de uma população de palmito jussara (//Euterpe edulis//) existente na parcela permanente da Ilha do Cardoso. Essa parcela é uma área de 10,24 hectares na qual vem sendo realizado um acompanhamento da dinâmica da floresta sobre restinga. | ||
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__Como estimamos a fecundidade?__ | __Como estimamos a fecundidade?__ | ||
- | Em 2005 havia 265 árvores adultas na parcela. Em 2009 foram registrados 360 ingressantes. | + | Em 2005 havia 265 árvores adultas na parcela. Em 2009 foram registrados 293 ingressantes na classe J1. |
Então estimamos a fecundidade pela média de ingressantes em relação aos adultos((Esse método de calcular a fecundidade é bem simplista, mas para a compreensão dos cálculos de uma matriz de transição será adequado e suficiente)): | Então estimamos a fecundidade pela média de ingressantes em relação aos adultos((Esse método de calcular a fecundidade é bem simplista, mas para a compreensão dos cálculos de uma matriz de transição será adequado e suficiente)): | ||
- | $$F_{(Ad \rightarrow J1)} = \frac{360}{265} = 1,105 $$ | + | $$F_{(Ad \rightarrow J1)} = \frac{293}{265} = 1,105 $$ |
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</WRAP> | </WRAP> | ||
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===== Exercício: Multiplicando Matrizes ===== | ===== Exercício: Multiplicando Matrizes ===== | ||
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====Os cálculos passo a passo==== | ====Os cálculos passo a passo==== | ||
- | * **1.** Vamos multiplicar o vetor de tamanho da população (células ''H4'' a ''H6'') pela matriz de transição (células ''C4'' a ''E6''). Para isso, posicione o cursor na célula ''I4'', escreva a seguinte fórmula <wrap hi>=MATRIZ.MULT($C$4:$E$6 ; H4:H6)</wrap> e clique ''Enter/OK'' | + | * **1.** Vamos multiplicar o vetor de tamanho da população (células ''H4'' a ''H6'') pela matriz de transição (células ''C4'' a ''E6''). Para isso, posicione o cursor na célula ''I4'', escreva a seguinte fórmula =MMULT(\$C\$4:\$E\$6 ; H4:H6) e clique ''Enter/OK'' |
- | O símbolo de **$** colocado na frente das letras e números fixa a seleção das linhas e colunas referentes à matriz de transição na fórmula. Dessa forma, se você copiar a fórmula para outras colunas/linhas a fórmula continuará usando a mesma matriz de transição. Isso ajudará a projetar a população automaticamente, sem a necessidade de refazer o passo anterior para cada tempo. **Não fixe o vetor de tamanho da população, ou seja a segunda parte dentro dos parênteses.** | + | O símbolo de ''$'' colocado na frente das letras e números fixa a seleção das linhas e colunas referentes à matriz de transição na fórmula. Dessa forma, se você copiar a fórmula para outras colunas/linhas a fórmula continuará usando a mesma matriz de transição. Isso ajudará a projetar a população automaticamente, sem a necessidade de refazer o passo anterior para cada tempo. **Não fixe o vetor de tamanho da população, ou seja a segunda parte dentro dos parênteses.** |
O resultado da multiplicação é um vetor com o número de indivíduos em cada uma das classes no instante de tempo seguinte (t+1). Esses três valores devem estar agora na coluna correspondente ao tempo 2 (células ''I4'' a ''I6''). | O resultado da multiplicação é um vetor com o número de indivíduos em cada uma das classes no instante de tempo seguinte (t+1). Esses três valores devem estar agora na coluna correspondente ao tempo 2 (células ''I4'' a ''I6''). | ||
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Isso deve resolver! Os valores projetados para o tempo 2 deverão estar preenchidas nas células ''I4'' a ''I6'' ao final dessa operação.\\ | Isso deve resolver! Os valores projetados para o tempo 2 deverão estar preenchidas nas células ''I4'' a ''I6'' ao final dessa operação.\\ | ||
Obs.: Se você tem um Mac, a sequência de teclas que devem ser pressionadas é um pouco diferente. Pressione as teclas **control+U** e em seguida **command+return (ou command+enter)** | Obs.: Se você tem um Mac, a sequência de teclas que devem ser pressionadas é um pouco diferente. Pressione as teclas **control+U** e em seguida **command+return (ou command+enter)** | ||
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</WRAP> | </WRAP> | ||
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*/ | */ | ||
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*/ | */ | ||
- | * **3.** Após projetar a população por 25 intervalos de tempo, produza um gráfico com o tamanho de cada classe ao longo do tempo. Faça também um gráfico do total da população ao longo do tempo. Para obter o total da população basta fazer a soma das classes de cada vetor. Verifique o que acontece com o tamanho das classes e da população como um todo. | + | * **3.** Após projetar a população por 25 intervalos de tempo, produza um gráfico com o número de indivíduos de cada classe ao longo do tempo e inclua também o total da população ao longo do tempo. Para obter o total da população basta fazer, para cada tempo, a soma do número de indivíduos das três classes. Verifique nesse gráfico o que acontece com o tamanho das classes e da população como um todo. |
- | * **4.** Faça agora um gráfico da proporção de indivíduos em cada classe ao longo do tempo. Verifique o que acontece com a distribuição das proporções das classes depois de algum tempo. | + | * **4.** Faça agora um gráfico da proporção de indivíduos em cada classe ao longo do tempo. O tipo de gráfico ideal para esse tipo de informação é um gráfico de colunas empilhadas e com soma de 100%. Verifique o que acontece com a distribuição das proporções das classes ao longo do tempo. |
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- | * **5.** Calcule o quanto a população total cresceu de um tempo para outro ($\lambda = \frac{N_{t+1}}{N_t}$) e faça o gráfico dessa taxa de crescimento da população ao longo do tempo. | + | * **5.** Calcule o lambda , ou seja, o quanto a população total cresceu de um tempo para outro ($\lambda = \frac{N_{t+1}}{N_t}$) e faça o gráfico dessa taxa de crescimento da população ao longo do tempo. |
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+ | ==== Questões ==== | ||
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+ | Use os gráficos e planilha para avaliar como mudam ao longo do tempo: | ||
+ | - O tamanho total da população, | ||
+ | - O número de indivíduos em cada estágio, | ||
+ | - A proporção dos indivíduos em cada estágio | ||
+ | - A taxa de crescimento da população | ||
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===== Para saber mais ===== | ===== Para saber mais ===== |