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ecovirt:roteiro:pop_str:pstr_mtrgoogle [2021/08/13 21:07]
amzmartini [Os cálculos passo a passo]
ecovirt:roteiro:pop_str:pstr_mtrgoogle [2022/08/24 21:57] (atual)
prado [Os cálculos passo a passo]
Linha 18: Linha 18:
 ===== Objetivo ===== ===== Objetivo =====
  
-O objetivo desse exercício ​ é entender como podemos descrever a dinâmica de populações estruturadas com modelos matriciais. ​+O objetivo desse exercício ​ é entender como podemos descrever a dinâmica de populações estruturadas com modelos matriciais. 
 +\\ 
 +\\
  
-===== Entendendo ​a planilha e as matrizes ​=====+  
 +=====Como abrir a planilha e salvar os arquivos com exercícios resolvidos ​=====
  
-Nesse exercício vamos utilizar uma planilha eletrônica,​ na qual temos matriz de transição de uma população de palmito jussara (//Euterpe edulis//) existente na parcela permanente da Ilha do Cardoso. Essa parcela é uma área de 10,24 hectares na qual vem sendo realizado um acompanhamento da dinâmica da floresta sobre restinga. ​+A) Conecte-se ​a uma conta Google
  
-No ano de 2005 todas as árvores dessa espécie com dap (diâmetro à altura do peitomaior que 5 cm foram marcadas e medidas. Em 2009 um novo censo foi feito. Assim, foi possível estimar as probabilidades de um indivíduo ​em uma certa classe de tamanho permanecer nesta classe, passar à próxima classe ou morrerAlém disso, ​número de novos registros em 2009 estima a quantidade de ingressantes, ​permite estimar ​fecundidade das populações.+BFaça uma cópia da planilha "​**euterpe_elasticidade**" ​que está em formato Google Sheets no Google Drive da disciplinaPara isso clique no link abaixo **com botão direito do mouse** ​escolha ​opção "//​Abrir link em nova aba//":​
  
-Baixe para seu computador e abra no //**Google Sheets**// {{euterpe2018.xls|a planilha}} com a matriz de transição. ​+[[https://docs.google.com/spreadsheets/d/​1oYBinDXCxCA08OM6yhWViFhfKSAkR58rz6dfrLGFufQ/​copy|Clique aqui para a planilha ​do exercício]]
  
 +C) Você será direcionado(a) para uma página perguntando se você deseja fazer uma cópia da planilha. Confirme que sim e uma cópia será gravada no seu Google Drive, e em seguida aberta.
 +
 +D) Use esta planilha para realizar os exercícios a seguir.
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 +\\
 +\\
 + 
 +=====O que é essa planilha?​=====
 +
 +Nessa planilha temos a matriz de transição de uma população de palmito jussara (//Euterpe edulis//) existente na parcela permanente da Ilha do Cardoso. Essa parcela é uma área de 10,24 hectares na qual vem sendo realizado um acompanhamento da dinâmica da floresta sobre restinga.
 +
 +No ano de 2005 todas as árvores dessa espécie com dap (diâmetro à altura do peito) maior que 5 cm foram marcadas e medidas. Em 2009 um novo censo foi feito. Assim, foi possível estimar as probabilidades de um indivíduo em uma certa classe de tamanho permanecer nesta classe, passar à próxima classe ou morrer. Além disso, o número de novos registros em 2009 estima a quantidade de ingressantes,​ e permite estimar a fecundidade das populações.
  
 <WRAP center round help 85% > <WRAP center round help 85% >
  
-Para esse exercício ​vamos dividir ​as árvores em três classes de tamanho:+Para esse exercício ​dividimos ​as árvores em três classes de tamanho:
  
   * **Adultos (Ad)**: acima de 9,0 cm de dap   * **Adultos (Ad)**: acima de 9,0 cm de dap
Linha 54: Linha 69:
 __Como estimamos a fecundidade?​__ __Como estimamos a fecundidade?​__
  
-Em 2005 havia 265 árvores adultas na parcela. Em 2009 foram registrados ​360 ingressantes.+Em 2005 havia 265 árvores adultas na parcela. Em 2009 foram registrados ​293 ingressantes ​na classe J1. 
 Então estimamos a fecundidade pela média de ingressantes em relação aos adultos((Esse método de calcular a fecundidade é bem simplista, mas para a compreensão dos cálculos de uma matriz de transição será adequado e suficiente)):​ Então estimamos a fecundidade pela média de ingressantes em relação aos adultos((Esse método de calcular a fecundidade é bem simplista, mas para a compreensão dos cálculos de uma matriz de transição será adequado e suficiente)):​
  
-$$F_{(Ad \rightarrow J1)} = \frac{360}{265} = 1,105 $$+$$F_{(Ad \rightarrow J1)} = \frac{293}{265} = 1,105 $$
  
  
Linha 64: Linha 80:
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
-===== Multiplicando Matrizes =====+\\ 
 + 
 +===== Exercício: ​Multiplicando Matrizes =====
  
 ====Os cálculos passo a passo==== ====Os cálculos passo a passo====
  
-    * **1.** Vamos multiplicar o vetor de tamanho da população (células ''​H4''​ a ''​H6''​) pela matriz de transição (células ''​C4''​ a ''​E6''​). Para isso, posicione o cursor na célula ''​I4'',​ escreva a seguinte fórmula ​ =MATRIZ.MULT($C$4:$E$6 ; H4:H6) e clique ''​Enter/​OK''​+    * **1.** Vamos multiplicar o vetor de tamanho da população (células ''​H4''​ a ''​H6''​) pela matriz de transição (células ''​C4''​ a ''​E6''​). Para isso, posicione o cursor na célula ''​I4'',​ escreva a seguinte fórmula =MMULT(\$C\$4:\$E\$6 ; H4:H6) e clique ''​Enter/​OK''​
    
-O símbolo de **$** colocado na frente das letras e números fixa a seleção das linhas e colunas referentes à matriz de transição na fórmula. Dessa forma, se você copiar a fórmula para outras colunas/​linhas a fórmula continuará usando a mesma matriz de transição. Isso ajudará a projetar a população automaticamente,​ sem a necessidade de refazer o passo anterior para cada tempo. **Não fixe o vetor de tamanho da população,​ ou seja a segunda parte dentro dos parênteses.**+O símbolo de ''​$'' ​colocado na frente das letras e números fixa a seleção das linhas e colunas referentes à matriz de transição na fórmula. Dessa forma, se você copiar a fórmula para outras colunas/​linhas a fórmula continuará usando a mesma matriz de transição. Isso ajudará a projetar a população automaticamente,​ sem a necessidade de refazer o passo anterior para cada tempo. **Não fixe o vetor de tamanho da população,​ ou seja a segunda parte dentro dos parênteses.**
  
 O resultado da multiplicação é um vetor com o número de indivíduos em cada uma das classes no instante de tempo seguinte (t+1). Esses três valores devem estar agora na coluna correspondente ao tempo 2 (células ''​I4''​ a ''​I6''​). ​ O resultado da multiplicação é um vetor com o número de indivíduos em cada uma das classes no instante de tempo seguinte (t+1). Esses três valores devem estar agora na coluna correspondente ao tempo 2 (células ''​I4''​ a ''​I6''​). ​
Linha 85: Linha 103:
 Isso deve resolver! Os valores projetados para o tempo 2 deverão estar preenchidas nas células ''​I4''​ a ''​I6''​ ao final dessa operação.\\ ​ Isso deve resolver! Os valores projetados para o tempo 2 deverão estar preenchidas nas células ''​I4''​ a ''​I6''​ ao final dessa operação.\\ ​
 Obs.: Se você tem um Mac, a sequência de teclas que devem ser pressionadas é um pouco diferente. Pressione as teclas **control+U** e em seguida **command+return (ou command+enter)** Obs.: Se você tem um Mac, a sequência de teclas que devem ser pressionadas é um pouco diferente. Pressione as teclas **control+U** e em seguida **command+return (ou command+enter)**
- 
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
- 
 */ */
  
Linha 99: Linha 115:
 */ */
  
-  * **3.** ​ Após projetar a população por 25 intervalos de tempo, produza um gráfico com o tamanho ​de cada classe ao longo do tempo. Faça também ​um gráfico do total da população ao longo do tempo. Para obter o total da população basta fazer a soma das classes ​de cada vetor. Verifique o que acontece com o tamanho das classes e da população como um todo.+  * **3.** ​ Após projetar a população por 25 intervalos de tempo, produza um gráfico com o número de indivíduos ​de cada classe ao longo do tempo e inclua ​também ​total da população ao longo do tempo. Para obter o total da população basta fazer, para cada tempo, ​a soma do número de indivíduos ​das três classes. Verifique ​nesse gráfico ​o que acontece com o tamanho das classes e da população como um todo.
  
-  * **4.** Faça agora um gráfico da proporção de indivíduos em cada classe ao longo do tempo. Verifique o que acontece com a distribuição das proporções das classes ​depois de algum tempo.  +  * **4.** Faça agora um gráfico da proporção de indivíduos em cada classe ao longo do tempo. O tipo de gráfico ideal para esse tipo de informação é um gráfico de colunas empilhadas e com soma de 100%. Verifique o que acontece com a distribuição das proporções das classes ​ao longo do tempo.  
- +  
-  * **5.** Calcule o quanto a população total cresceu de um tempo para outro ($\lambda = \frac{N_{t+1}}{N_t}$) e faça o gráfico dessa taxa de crescimento da população ao longo do tempo.+  * **5.** Calcule ​o lambda , ou seja, o quanto a população total cresceu de um tempo para outro ($\lambda = \frac{N_{t+1}}{N_t}$) e faça o gráfico dessa taxa de crescimento da população ao longo do tempo.
   ​   ​
 +
 +==== Questões ====
 +
 +Use os gráficos ​ e planilha para avaliar como mudam ao longo do tempo:
 +  - O tamanho total da população, ​
 +  - O número de indivíduos em cada estágio, ​
 +  - A proporção dos indivíduos em cada estágio
 +  - A taxa de crescimento da população
 +
 +
  
 ===== Para saber mais ===== ===== Para saber mais =====
ecovirt/roteiro/pop_str/pstr_mtrgoogle.1628899646.txt.gz · Última modificação: 2021/08/13 21:07 por amzmartini