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adalardo
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prado [Os cálculos passo a passo]
Linha 9: Linha 9:
  
 \\ \\
-\\ +===== Matrizes ​de Leslie/Lefkovitch ​=====
-===== Matriz ​de Leslie/Leftkovitch ​=====+
  
-{{matriz.png?​300 |}}+O crescimento de uma população com estrutura etária pode ser projetado utilizando-se álgebra matricial. As matrizes de Leslie contêm informação sobre as taxas de natalidade e mortalidade de diferentes classes etárias de uma população e são uma forma robusta de calcular o crescimento populacional e fazer projeções da população para diferentes cenários. Uma generalização da matriz de Leslie ocorre quando a população é classificada por estágios de desenvolvimento (matriz de Lefkovitch) e não por idade. Neste caso, um indivíduo de uma dada classe pode permanecer no mesmo estádio a cada intervalo de tempo, além de morrer, crescer e reproduzir.  
 + 
 +{{:​ecovirt:​roteiro:​pop_str:​matriz.png?400|Matriz de Lefkovitch}}
  
-O crescimento de uma população com estrutura etária pode ser projetado utilizando-se álgebra matricial. As matrizes de Leslie contêm informação sobre as taxas de natalidade e mortalidade de diferentes classes etárias de uma população e são uma forma robusta de calcular o crescimento populacional e fazer projeções da população para diferentes cenários. Uma generalização da matriz de Leslie ocorre quando a população é classificada por estágios de desenvolvimento (matriz de Leftkovitch) e não por idade. Neste caso, um indivíduo de uma dada classe pode permanecer no mesmo estádio a cada intervalo de tempo, além de morrer, crescer e reproduzir. ​ 
  
 ===== Objetivo ===== ===== Objetivo =====
  
-O objetivo desse exercício ​ é entender como podemos descrever a dinâmica de populações estruturadas com modelos matriciais. ​+O objetivo desse exercício ​ é entender como podemos descrever a dinâmica de populações estruturadas com modelos matriciais. 
 +\\ 
 +\\
  
-Para isso, vamos usar uma planilha eletrônica. ​ +  
 +=====Como abrir a planilha e salvar os arquivos com exercícios resolvidos =====
  
-===== Multiplicando Matrizes =====+A) Conecte-se a uma conta Google
  
-Vamos usar matriz de transição da população de palmito jussara (//Euterpe edulis//) da parcela permanente da Ilha do Cardoso, de 10,24 hectares para acompanhamento da dinâmica da floresta sobre restinga. ​+B) Faça uma cópia da planilha "​**euterpe_elasticidade**"​ que está em formato Google Sheets no Google Drive da disciplina. Para isso clique no link abaixo **com o botão direito do mouse** e escolha ​opção "//Abrir link em nova aba//":
  
-Em 2005 todas as árvores com dap maior que 50 mm  ​foram marcadas, identificadas ​e medidas. Em 2009 um novo censo foi feito. Assim, foi possível estimar as probabilidades de um indivíduo em uma certa classe de tamanho permanecer nesta classe, passar à próxima ou morrer. Além disso, o número de novos registros em 2009 estima a quantidade de ingressantes,​ e permite estimar a fecundidade das populações.+[[https://​docs.google.com/​spreadsheets/​d/​1oYBinDXCxCA08OM6yhWViFhfKSAkR58rz6dfrLGFufQ/​copy|Clique aqui para a planilha do exercício]] 
 + 
 +C) Você será direcionado(a) para uma página perguntando se você deseja fazer uma cópia da planilha. Confirme que sim e uma cópia será gravada no seu Google Drive, e em seguida aberta. 
 + 
 +D) Use esta planilha para realizar os exercícios a seguir. 
 + 
 +\\ 
 +\\ 
 +  
 +=====O que é essa planilha?​===== 
 + 
 +Nessa planilha temos a matriz de transição de uma população de palmito jussara (//Euterpe edulis//) existente na parcela permanente da Ilha do Cardoso. Essa parcela é uma área de 10,24 hectares na qual vem sendo realizado um acompanhamento da dinâmica da floresta sobre restinga. 
 + 
 +No ano de 2005 todas as árvores ​dessa espécie ​com dap (diâmetro à altura do peito) ​maior que 5 cm foram marcadas e medidas. Em 2009 um novo censo foi feito. Assim, foi possível estimar as probabilidades de um indivíduo em uma certa classe de tamanho permanecer nesta classe, passar à próxima ​classe ​ou morrer. Além disso, o número de novos registros em 2009 estima a quantidade de ingressantes,​ e permite estimar a fecundidade das populações.
  
 <WRAP center round help 85% > <WRAP center round help 85% >
  
-Nesse exercício ​vamos dividir ​as árvores em três classes de tamanho:+Para esse exercício ​dividimos ​as árvores em três classes de tamanho:
  
-  * **A**: adultos, ​acima de 90 mm de dap +  * **Adultos (Ad)**: acima de 9,0 cm de dap 
-  * **B**: jovens ​de 71 90 mm de dap +  * **Jovens 2 (J2)**: de 7,1 9,0 cm de dap 
-  * **C**: jovens ​de até 71 mm de dap+  * **Jovens 1 (J1)**: de 5,0 a 7,1 cm de dap
   ​   ​
  
 __Como estimamos as probabilidades de transição?​__ __Como estimamos as probabilidades de transição?​__
  
-Em 2005 havia 1343 árvores ​da menor classe de tamanho (C)Dessas, 989 continuavam nessa classe em 2009, e 238 passaram à classe seguinteAssim, a probabilidade de permanência nessa classe em 4 anos é de +O número de árvores ​em cada classe ​registrado em 2005 será nosso ponto de partidaEsses números estão nas células ''​H4''​ a ''​H6''​ da planilha.
  
-$$p_{(C \rightarrow C)} = \frac{989}{1343} = 0,736 $$+Em 2005 havia 1343 árvores da menor classe de tamanho ​(Jovens 1). Dessas, ​989 continuavam nessa mesma classe em 2009 e 238 passaram à classe seguinte (Jovens 2) e o restante das árvores (8,9%) morreu. Assim, a probabilidade de permanência na classe Jovens 1, em 4 anosé de:
  
-E a probabilidade de passar à classe seguinte é:+$$p_{(J1 \rightarrow J1)} = \frac{989}{1343} = 0,736 $$
  
-$$p_{(C \rightarrow B)} = \frac{238}{1343} = 0,177 $$+E a probabilidade de passar à classe seguinte ​(J2é:
  
-O restante das árvores ​(8,9%morreu. Repetimos ​o cálculo para todas as permanências e transições.+$$p_{(J1 \rightarrow J2)} = \frac{238}{1343} = 0,177 $$ 
 + 
 +Depois, repetimos ​o cálculo para todas as permanências e transições ​entre as três classes (J1, J2 e Ad)
  
 __Como estimamos a fecundidade?​__ __Como estimamos a fecundidade?​__
  
-Em 2005 havia 265 árvores adultas na parcela. Em 2009 foram registrados ​360 ingressantes. +Em 2005 havia 265 árvores adultas na parcela. Em 2009 foram registrados ​293 ingressantes ​na classe J1. 
-Então estimamos a fecundidade pela média de ingressantes em relação aos adultos:+ 
 +Então estimamos a fecundidade pela média de ingressantes em relação aos adultos((Esse método de calcular a fecundidade é bem simplista, mas para a compreensão dos cálculos de uma matriz de transição será adequado e suficiente)): 
 + 
 +$$F_{(Ad \rightarrow J1)} = \frac{293}{265} = 1,105 $$ 
  
-$$F_{(\rightarrow C)} = \frac{360}{265} = 1,105 $$+partir desses cálculos foi então construída a matriz de transição completa que está na planilhalocalizada nas células ''​C4''​ a ''​E6''​. Analise essa matriz e veja se você compreende como foi calculado o valor de cada célula.
  
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
-====Os cálculos passo a passo====+\\
  
-  * **1.** Baixe para seu computador e abra {{euterpe2018.xls|planilha}} com a matriz de transição. O número de árvores em cada classe registrado em 2005 será nosso ponto de partida. Esse número está nas células ''​H4''​ a ''​H6''​ da planilha.+===== Exercício: Multiplicando Matrizes ===== 
 + 
 +====Os cálculos passo passo====
  
-  ​* **2.**   Multiplique ​o vetor de tamanho da população pela matriz de transição. Para isso, posicione o cursor na célula ''​I4'', ​em seguida clique no menu INSERIR/​FÓRMULA/​MATRIZ ​(Excelou INSERIR/FUNÇÃO/​MATRIZ (Calc) ​escolha ​função ​de multiplicação de matrizes, (M.MULT ou MATRIZ.MULT dependendo da versão do programa). Indiquena caixa de diálogo da função, o que deve ser multiplicado:​ primeiro ​a matriz de transição ​e depois o vetor da população. ** Atenção: ** antes de  ​qualquer movimento (ou respiração) ​**faça os passos 3 e 4**, caso contrário, você corre o risco de entrar no vórtex infinito do Excell 8-O  ​+    ​* **1.** Vamos multiplicar ​o vetor de tamanho da população ​(células ''​H4''​ a ''​H6''​) ​pela matriz de transição ​(células ''​C4''​ a ''​E6''​). Para isso, posicione o cursor na célula ''​I4'', ​escreva a seguinte fórmula =MMULT(\$C\$4:​\$E\$6 ; H4:H6e clique ''​Enter/OK''​ 
 +  
 +O símbolo de ''​$''​ colocado na frente das letras ​números fixa seleção das linhas e colunas referentes à matriz ​de transição na fórmulaDessa formase você copiar a fórmula para outras colunas/​linhas a fórmula continuará usando ​mesma matriz de transição. Isso ajudará a projetar a população ​automaticamente,​ sem a necessidade de refazer o passo anterior para cada tempo. **Não fixe o vetor de tamanho da população, ​ou seja a segunda parte dentro dos parênteses.**
  
-  * **3.** Na caixa de diálogo ​da função coloque ​símbolo ​de **$** na frente ​das letras e números do código ​de seleção das colunas e linhas referentes à localização da matriz de transição ​na planilha ​(ex: ''​$C$4:$E$6''​). ​Isso fixa a seleção da matriz de transição na fórmula e ajuda a projetar a população automaticamente,​ sem a necessidade de refazer o passo anterior para cada tempo. **Não fixe o vetor de tamanho da população,​ apenas a matriz. ​ **+O resultado ​da multiplicação é um vetor com número ​de indivíduos em cada uma das classes no instante ​de tempo seguinte (t+1). Esses três valores devem estar agora na coluna correspondente ao tempo 2 (células ​''​I4''​ a ''​I6''​). ​
  
-  ​**4.** O resultado da multiplicação é um vetor com número de indivíduos no instante de tempo seguinte (t+1) para cada uma das classes. Esses três valores devem estar agora na coluna correspondente ao tempo 2 (células ''​I4''​ a ''​I6''​). ​+/* 
 +Obs.Dri.: Ocultei essa parte porque não precisa para Google Sheets!!!
  
 <WRAP center round important 60%> <WRAP center round important 60%>
Linha 76: Linha 103:
 Isso deve resolver! Os valores projetados para o tempo 2 deverão estar preenchidas nas células ''​I4''​ a ''​I6''​ ao final dessa operação.\\ ​ Isso deve resolver! Os valores projetados para o tempo 2 deverão estar preenchidas nas células ''​I4''​ a ''​I6''​ ao final dessa operação.\\ ​
 Obs.: Se você tem um Mac, a sequência de teclas que devem ser pressionadas é um pouco diferente. Pressione as teclas **control+U** e em seguida **command+return (ou command+enter)** Obs.: Se você tem um Mac, a sequência de teclas que devem ser pressionadas é um pouco diferente. Pressione as teclas **control+U** e em seguida **command+return (ou command+enter)**
- 
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
 +*/
  
-  * ** 5. ** Para projetar a população para os intervalos de tempo seguintes, você pode proceder de duas formas diferentes: 1) Selecione todo o vetor (as três células da coluna com o resultado - certifique-se que a fórmula está com os símbolos ''​$''​),​ copie e cole na coluna seguinte. Repita esse procedimento para várias colunas (ou seja, vários tempos futuros) até a coluna que desejar projetar a população;​ 2) Selecione todo o vetor (as três células da coluna com o resultado - certifique-se que a fórmula está com os símbolos ''​$''​),​ em seguida ​encontre ​sinal de ''​+'' ​que aparece ​na canto inferior direito da seleção ​ao posicionar ​mouse, clique e arraste horizontalmente até a coluna que deseja projetar a população.  ​ +  * ** 2. ** Para projetar a população para os intervalos de tempo seguintes, você pode proceder de duas formas diferentes: 1) Selecione todo o vetor (as três células da coluna com o resultado - certifique-se que a fórmula está com os símbolos ''​$''​),​ copie e cole na coluna seguinte. Repita esse procedimento para várias colunas (ou seja, vários tempos futuros) até a coluna que desejar projetar a população;​ 2) Selecione todo o vetor (as três células da coluna com o resultado - certifique-se que a fórmula está com os símbolos ''​$''​),​ em seguida ​posicione ​cursor sobre o quadradinho azul que aparece ​no canto inferior direito da seleção ​até aparecer ​sinal de "​+"​, clique, segure ​e arraste horizontalmente até a coluna que deseja projetar a população.  ​
- +
  
 +/*
 +IDEM ANTERIOR SOBRE OCULTAR
 <WRAP center round important 60%> <WRAP center round important 60%>
 Caso sua planilha entre no modo **VORTEX INFINITO ** (ou seja, o Excel tomou conta do computador e fica mandando uma mensagem de erro toda vez que você respira) pressione a tecla **ESC** várias vezes até que a planilha saia do transe. Caso sua planilha entre no modo **VORTEX INFINITO ** (ou seja, o Excel tomou conta do computador e fica mandando uma mensagem de erro toda vez que você respira) pressione a tecla **ESC** várias vezes até que a planilha saia do transe.
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
 +*/
  
 +  * **3.** ​ Após projetar a população por 25 intervalos de tempo, produza um gráfico com o número de indivíduos de cada classe ao longo do tempo e inclua também o total da população ao longo do tempo. Para obter o total da população basta fazer, para cada tempo, a soma do número de indivíduos das três classes. Verifique nesse gráfico o que acontece com o tamanho das classes e da população como um todo.
  
-  * **6.**  Após projetar a população por 25 intervalos de tempo, produza ​um gráfico ​com o tamanho ​de cada classe ao longo do tempo. ​Faça também ​um gráfico do total da população ao longo do tempo. ​Para obter o total da população ​basta fazer a soma das classes ​de cada vetor. Verifique o que acontece com o tamanho das classes e da população ​como um todo.+  * **4.** Faça agora um gráfico ​da proporção ​de indivíduos em cada classe ao longo do tempo. ​O tipo de gráfico ideal para esse tipo de informação é um gráfico ​de colunas empilhadas e com soma de 100%. Verifique o que acontece com a distribuição das proporções das classes ao longo do tempo.  
 +  
 +  * **5.** Calcule o lambda , ou seja, o quanto a população ​total cresceu de um tempo para outro ($\lambda = \frac{N_{t+1}}{N_t}$) e faça o gráfico dessa taxa de crescimento ​da população ao longo do tempo. 
 +   
 + 
 +==== Questões ==== 
 + 
 +Use os gráficos ​ e planilha para avaliar como mudam ao longo do tempo: 
 +  - O tamanho ​total da população,  
 +  - O número ​de indivíduos em cada estágio,  
 +  - A proporção dos indivíduos em cada estágio 
 +  - A taxa de crescimento ​da população
  
-  * **7.** Faça agora um gráfico da proporção de indivíduos em cada classe ao longo do tempo. Verifique o que acontece com a distribuição das proporções das classes depois de algum tempo. ​ 
  
-  * **8.** Calcule o quanto a população total cresceu de um tempo para outro ($\lambda = \frac{N_{t+1}}{N_t}$) e faça o gráfico dessa taxa de crescimento da população ao longo do tempo. 
-  ​ 
  
 ===== Para saber mais ===== ===== Para saber mais =====
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