Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ecovirt:roteiro:particao:particao_univar

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ecovirt:roteiro:particao:particao_univar [2021/11/17 16:53]
prado
ecovirt:roteiro:particao:particao_univar [2021/11/17 22:09] (atual)
prado [Conclusão]
Linha 10: Linha 10:
 Copie para essa pasta o arquivo com os dados que vamos usar: Copie para essa pasta o arquivo com os dados que vamos usar:
  
-* {{roteiro1.csv|roteiro1.csv}}+  ​* {{ :​ecovirt:​roteiro:​particao:​roteiro1b.csv |}}
  
  
Linha 43: Linha 43:
  
 <​code>​ <​code>​
-dados <- read.csv2("roteiro1.csv")+dados <- read.csv("roteiro1b.csv")
 </​code>​ </​code>​
  
Linha 106: Linha 106:
 ==== Outra hipótese: limitação à dispersão ==== ==== Outra hipótese: limitação à dispersão ====
  
-Uma outra ecóloga sabia que a invasão por //Non illum// era recente e havia começado pelo canto superior direito da parcela por sementes trazidas acidentalmente por tucanos, que desapareceram em seguida ((ao que parece tucanos e patos amarelos dispersam apenas uma vez as sementes, pois morrem envenenados por elas)). A ecóloga então propôs que quadrados mais distantes do ponto de entrada tiveram menores chances de serem colonizados. Essa hipótese propõe que a variação da abundância desta planta observada na parcela é resultado apenas da *limitação à dispersão*. A ecóloga criou então um mapa para expressar sua hipótese. Neste mapa (à direita) os quadrados com maior chance de receber sementes estão em tons mais escuros:+Uma outra ecóloga sabia que a invasão por //Non illum// era recente e havia começado pelo canto superior direito da parcela por sementes trazidas acidentalmente por tucanos, que desapareceram em seguida ((ao que parece tucanos e patos amarelos dispersam apenas uma vez as sementes, pois morrem envenenados por elas)). A ecóloga então propôs que quadrados mais distantes do ponto de entrada tiveram menores chances de serem colonizados. Essa hipótese propõe que a variação da abundância desta planta observada na parcela é resultado apenas da **limitação à dispersão**. A ecóloga criou então um mapa para expressar sua hipótese. Neste mapa (à direita) os quadrados com maior chance de receber sementes estão em tons mais escuros:
  
 {{  mapas2.png ​ }} {{  mapas2.png ​ }}
Linha 147: Linha 147:
 ===== Partição da variação entre ambiente e espaço ===== ===== Partição da variação entre ambiente e espaço =====
  
-Resumindo o que encontramos até aqui: uma variável ambiental (pH) explica 68,6% da variação da abundância da espécie. Porém, uma variável de estrutura espacial explica ​49,2% desta mesma variação. Como é possível que a soma dos percentuais de variação explicada passem de 100% ? 8-O+Resumindo o que encontramos até aqui: uma variável ambiental (pH) explica 68,6% da variação da abundância da espécie. Porém, uma variável de estrutura espacial explica ​65,5% desta mesma variação. Como é possível que a soma dos percentuais de variação explicada passem de 100% ? 8-O
  
 A resposta é que há uma relação entre o pH e a variável de estrutura espacial: A resposta é que há uma relação entre o pH e a variável de estrutura espacial:
Linha 167: Linha 167:
  
 Por fim, a variação total é representada pelo retângulo externo. A parte não coberta pelos círculos é a variação que não é explicada por nenhuma variável, indicada por $d$.  Por fim, a variação total é representada pelo retângulo externo. A parte não coberta pelos círculos é a variação que não é explicada por nenhuma variável, indicada por $d$. 
- 
  
 ==== Variação não explicada ==== ==== Variação não explicada ====
Linha 242: Linha 241:
 =====Conclusão===== =====Conclusão=====
  
 +Abaixo o diagram da partição da variação na abundância de //Non illum// nos componentes que definimos neste roteiro:
 +
 +{{ :​ecovirt:​roteiro:​particao:​venn_univar.png |}}
  
 <WRAP center round help 60%> <WRAP center round help 60%>
ecovirt/roteiro/particao/particao_univar.1637175195.txt.gz · Última modificação: 2021/11/17 16:53 por prado