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ecovirt:roteiro:neutr:neutra_base

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ecovirt:roteiro:neutr:neutra_base [2021/10/25 21:28]
prado [Dinâmica Local sem Migração]
ecovirt:roteiro:neutr:neutra_base [2022/10/25 02:41] (atual)
Linha 4: Linha 4:
  
 A Teoria Neutra é um modelo de processos estocásticos de nascimentos,​ mortes, especiações e migrações. As probabilidades de cada um destes eventos ocorrerem definem uma dinâmica surpreendente. A melhor maneira de entender isto é simular este processo, como faremos nos exercícios a seguir. A Teoria Neutra é um modelo de processos estocásticos de nascimentos,​ mortes, especiações e migrações. As probabilidades de cada um destes eventos ocorrerem definem uma dinâmica surpreendente. A melhor maneira de entender isto é simular este processo, como faremos nos exercícios a seguir.
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 ===== Preparação:​ entendendo caminhadas aleatórias ===== ===== Preparação:​ entendendo caminhadas aleatórias =====
Linha 14: Linha 11:
 A Teoria Neutra usa uma classe de modelos de dinâmica estocástica,​ chamada **caminhada aleatória de soma zero**. Por isso precisamos entender algumas propriedades importantes dessa dinâmica. ​ A Teoria Neutra usa uma classe de modelos de dinâmica estocástica,​ chamada **caminhada aleatória de soma zero**. Por isso precisamos entender algumas propriedades importantes dessa dinâmica. ​
  
-Faça os tutoriais de caminhadas aleatórias+Faça os tutoriais de caminhadas aleatórias, indicados nos links abaixo. ​Os conceitos apresentados nesses dois roteiros são centrais para o entendimento da Teoria Neutra. ​Apenas siga com este roteiro quando ​estiver certo(a) de que  ​compreendeu ​os roteiros a seguir: ​
-  * [[ecovirt:​roteiro:​math:​bebadorcmdr|O Bêbado e o Abismo]] +
-  * [[ecovirt:​roteiro:​math:​zerosumrcmdr|Um Joguinho Besta]] +
- +
-Os conceitos apresentados nesses dois roteiros são centrais para o entendimento da Teoria Neutra. ​Quando ​estiver certo(a) de que os compreendeu,​ volte para cá.+
  
 + 
 ====== A Teoria passo a passo ====== ====== A Teoria passo a passo ======
  
Linha 30: Linha 24:
 Vamos começar com um modelo para a comunidade em um dado local, usando um jogo de soma zero, similar ao jogo de apostas do roteiro [[ecovirt:​roteiro:​math:​zerosumr|de introdução a processos estocásticos]] que acabou de fazer((Deveria! Caso não tenha feito, retorne a ele)). As regras são: Vamos começar com um modelo para a comunidade em um dado local, usando um jogo de soma zero, similar ao jogo de apostas do roteiro [[ecovirt:​roteiro:​math:​zerosumr|de introdução a processos estocásticos]] que acabou de fazer((Deveria! Caso não tenha feito, retorne a ele)). As regras são:
   - A comunidade tem um total fixo de indivíduos $J$ que não se altera; ​   - A comunidade tem um total fixo de indivíduos $J$ que não se altera; ​
-  - Estes indivíduos pertencem a populações ​um certo número $S$ de espécies;+  - Estes indivíduos pertencem a populações ​de um certo número $S$ de espécies;
   - No início todas as populações têm o mesmo número de indivíduos $j$. Portanto, no início $J= j \times S$ ((esta é uma regra da simulação no EcoVirtual, mas não da teoria neutra em si. Os resultados não são afetados por diferenças nas abundâncias iniciais))   - No início todas as populações têm o mesmo número de indivíduos $j$. Portanto, no início $J= j \times S$ ((esta é uma regra da simulação no EcoVirtual, mas não da teoria neutra em si. Os resultados não são afetados por diferenças nas abundâncias iniciais))
   - Um dos indivíduos é sorteado para morrer   - Um dos indivíduos é sorteado para morrer
Linha 49: Linha 43:
 Simule uma comunidades com 100 espécies e 2 indivíduos por espécie: Simule uma comunidades com 100 espécies e 2 indivíduos por espécie:
  
-<​code>​ 
-S = 100 
-j = 2 
-</​code>​ 
  
 +  * S = 100
 +  * j = 2
 +
 +
 +
 +====== sm simule ======
  
 Repita algumas vezes. Repita algumas vezes.
 O que acontece com o número de espécies com o passar do tempo? Verifique se isto muda aumentando o tamanho da comunidade, que é o produto $Sj$. Portanto basta manter o mesmo número de espécies e aumentar o número de indivíduos por espécie: O que acontece com o número de espécies com o passar do tempo? Verifique se isto muda aumentando o tamanho da comunidade, que é o produto $Sj$. Portanto basta manter o mesmo número de espécies e aumentar o número de indivíduos por espécie:
  
-<​code>​ 
-S= 100 
-j = 2 a 12, a intervalos de 2 
-</​code>​ 
  
-Repita algumas vezes para cada valor.+  * S= 100 
 +  * cycles = 10.000 
 +  * j = 2 a 12, a intervalos de 2 
 + 
 + 
 +====== sm perguntas ====== 
 +  - Para qual número de espécies ​ tende uma comunidade fechada sob dinâmica neutra? 
 +  - Qual o efeito do tamanho da comunidade sobre a taxa de perda de espécies?
  
 ====== Incluindo Migrações ====== ====== Incluindo Migrações ======
Linha 75: Linha 74:
 ====== incluindo migrações cont ====== ====== incluindo migrações cont ======
  
-Compare a dinâmica de número de espécies ao longo do tempo em comunidades sem migração, e com valores crescentes de taxa de migração. Para isso experimente valores de migração (''​Immigration (m)''​) de zero a 0,5. Em todos comece com uma comunidade com 100 espécies, com dois indivíduos por espécies ​(''​Number of Species (S)''​ = 100''​Individuals per Species (j)''​ = 2. Mantenha ​constante o número de ciclos em todas as simulações. Repita a simulação com os mesmos valores para avaliar se existe um padrão.+Compare a dinâmica de número de espécies ao longo do tempo em comunidades sem migração, e com valores crescentes de taxa de migração. Para isso experimente valores de migração (''​Immigration (m)''​) de zero a 0,5. Em todos comece com uma comunidade com 100 espécies, com dois indivíduos por espécies, ​e  mantenha ​constante o número de ciclos em todas as simulações:
  
-O que acontece se aumentamos o tamanho da comunidade? ​Experimente começar ​com 10 indivíduos por espécie.+  * S = 100 
 +  * j = 2 
 +  * cycles = 10.000 
 +  * m = 0 a 0,5, a passos de 0,1 
 + 
 +====== incluindo migrações questões ====== 
 +  - Para qual número de espécies uma comunidade com dinâmica neutra e imigrações tende, dado tempo suficiente?​ 
 +  - Qual o efeito de aumento da imigração sobre o estado final da comunidade?​ 
 +  - O que acontece se aumentamos o tamanho da comunidade? ​Dica: experimente simular com uma mesma taxa de migração e vários tamanhos de comunidade, começando ​com 10 indivíduos por espécie.
  
 ====== Uma Metacomunidade mais Realista ====== ====== Uma Metacomunidade mais Realista ======
Linha 89: Linha 96:
 Apenas para lembrar o efeito do tamanho da comunidade sobre a erosão de espécies, use novamente a função de simulação sem migração para comparar sistemas que diferem nesta ordem de grandeza: Apenas para lembrar o efeito do tamanho da comunidade sobre a erosão de espécies, use novamente a função de simulação sem migração para comparar sistemas que diferem nesta ordem de grandeza:
  
-<​code>​ 
-S = 100 
-cycle = 20.000 
-j = 2 e 20 
-</​code>​ 
  
 +  * S = 100
 +  * cycles = 20.000
 +  * j = 2 e 20
  
 Já é possível perceber que para tamanhos razoáveis (ou mesmo pequenos) de metacomunidades a erosão de espécies é bem lenta. Portanto, uma entrada de espécies a uma taxa também muito lenta já seria suficiente para compensar as extinções. Se for tão lenta quanto o tempo necessário para a evolução de uma nova espécie no sistema já temos a solução: na metacomunidade,​ as espécies perdidas são repostas por novas que surgem, no tempo evolutivo! Já é possível perceber que para tamanhos razoáveis (ou mesmo pequenos) de metacomunidades a erosão de espécies é bem lenta. Portanto, uma entrada de espécies a uma taxa também muito lenta já seria suficiente para compensar as extinções. Se for tão lenta quanto o tempo necessário para a evolução de uma nova espécie no sistema já temos a solução: na metacomunidade,​ as espécies perdidas são repostas por novas que surgem, no tempo evolutivo!
Linha 112: Linha 117:
 Usando os tamanhos de comunidades e metacomunidades que já definimos, avalie o efeito de aumentar a taxa de migração, mantendo os outros parâmetros constantes: Usando os tamanhos de comunidades e metacomunidades que já definimos, avalie o efeito de aumentar a taxa de migração, mantendo os outros parâmetros constantes:
  
-<​code>​ +  * S = 100 
-S = 100 +  ​* ​j = 2 
-j = 2 +  ​* ​Sm = 200 
-Sm = 200 +  ​* ​jm = 20 
-jm = 20 +  ​* ​nu = $1 \times 10^{-9}$ 
-nu 1e-9 +  ​* ​m = 0 a 0,4 a intervalos de 0,1 
-m = 0 a 0,4 a intervalos de 0,1 + 
-</​code>​+ 
 +====== exploracoes simhub3 ======
  
 Experimente também variar os tamanhos da comunidade e da metacomunidade,​ e a taxa de especiação. ​ Experimente também variar os tamanhos da comunidade e da metacomunidade,​ e a taxa de especiação. ​
Linha 130: Linha 136:
  
  
-======Perguntas======+======questoes simhub3======
  
-  ​Em escala de tempo ecológico a metacomunidade desta simulação tem efeito muito diferente da metacomunidade fixa e infinita da simulação anterior? +  ​Em escala de tempo ecológico a metacomunidade desta simulação tem efeito muito diferente da metacomunidade fixa e infinita da simulação anterior? 
-  ​Qual o efeito de uma maior taxa de especiação na metacomunidade sobre a dinâmica da metacomunidade?​ +  ​Qual o efeito de uma maior taxa de especiação na metacomunidade sobre a dinâmica da metacomunidade?​ 
-  ​O que acontece se a metacomunidade é muito pequena?+  ​O que acontece se a metacomunidade é muito pequena?
  
  
ecovirt/roteiro/neutr/neutra_base.1635204517.txt.gz · Última modificação: 2021/10/25 21:28 por prado