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ecovirt:roteiro:neutr:neutra_base

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ecovirt:roteiro:neutr:neutra_base [2022/10/25 02:23]
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ecovirt:roteiro:neutr:neutra_base [2022/10/25 02:41] (atual)
Linha 4: Linha 4:
  
 A Teoria Neutra é um modelo de processos estocásticos de nascimentos,​ mortes, especiações e migrações. As probabilidades de cada um destes eventos ocorrerem definem uma dinâmica surpreendente. A melhor maneira de entender isto é simular este processo, como faremos nos exercícios a seguir. A Teoria Neutra é um modelo de processos estocásticos de nascimentos,​ mortes, especiações e migrações. As probabilidades de cada um destes eventos ocorrerem definem uma dinâmica surpreendente. A melhor maneira de entender isto é simular este processo, como faremos nos exercícios a seguir.
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 ===== Preparação:​ entendendo caminhadas aleatórias ===== ===== Preparação:​ entendendo caminhadas aleatórias =====
Linha 14: Linha 11:
 A Teoria Neutra usa uma classe de modelos de dinâmica estocástica,​ chamada **caminhada aleatória de soma zero**. Por isso precisamos entender algumas propriedades importantes dessa dinâmica. ​ A Teoria Neutra usa uma classe de modelos de dinâmica estocástica,​ chamada **caminhada aleatória de soma zero**. Por isso precisamos entender algumas propriedades importantes dessa dinâmica. ​
  
-Faça os tutoriais de caminhadas aleatórias,​ indicados nos links abaixo. Os conceitos apresentados nesses dois roteiros são centrais para o entendimento da Teoria Neutra. Apenas siga com este roteiro quando estiver certo(a) de que  compreendeu os roteiros a seguir:+Faça os tutoriais de caminhadas aleatórias,​ indicados nos links abaixo. Os conceitos apresentados nesses dois roteiros são centrais para o entendimento da Teoria Neutra. Apenas siga com este roteiro quando estiver certo(a) de que  compreendeu os roteiros a seguir: ​
  
    
Linha 46: Linha 43:
 Simule uma comunidades com 100 espécies e 2 indivíduos por espécie: Simule uma comunidades com 100 espécies e 2 indivíduos por espécie:
  
-<​code>​ + 
-S = 100 +  ​* ​S = 100 
-j = 2 +  ​* ​j = 2 
-</​code>​+
  
  
Linha 57: Linha 54:
 O que acontece com o número de espécies com o passar do tempo? Verifique se isto muda aumentando o tamanho da comunidade, que é o produto $Sj$. Portanto basta manter o mesmo número de espécies e aumentar o número de indivíduos por espécie: O que acontece com o número de espécies com o passar do tempo? Verifique se isto muda aumentando o tamanho da comunidade, que é o produto $Sj$. Portanto basta manter o mesmo número de espécies e aumentar o número de indivíduos por espécie:
  
-<​code>​ + 
-S= 100 +  ​* ​S= 100 
-j = 2 a 12, a intervalos de 2 +  * cycles = 10.000 
-</​code>​+  * j = 2 a 12, a intervalos de 2 
  
 ====== sm perguntas ====== ====== sm perguntas ======
Linha 76: Linha 74:
 ====== incluindo migrações cont ====== ====== incluindo migrações cont ======
  
-Compare a dinâmica de número de espécies ao longo do tempo em comunidades sem migração, e com valores crescentes de taxa de migração. Para isso experimente valores de migração (''​Immigration (m)''​) de zero a 0,5. Em todos comece com uma comunidade com 100 espécies, com dois indivíduos por espécies ​(''​Number of Species (S)''​ = 100''​Individuals per Species (j)''​ = 2. Mantenha ​constante o número de ciclos em todas as simulações. ​+Compare a dinâmica de número de espécies ao longo do tempo em comunidades sem migração, e com valores crescentes de taxa de migração. Para isso experimente valores de migração (''​Immigration (m)''​) de zero a 0,5. Em todos comece com uma comunidade com 100 espécies, com dois indivíduos por espécies, ​e  mantenha ​constante o número de ciclos em todas as simulações
 + 
 +  * S = 100 
 +  * j = 2 
 +  * cycles = 10.000 
 +  * m = 0 a 0,5, a passos de 0,1
  
 ====== incluindo migrações questões ====== ====== incluindo migrações questões ======
Linha 93: Linha 96:
 Apenas para lembrar o efeito do tamanho da comunidade sobre a erosão de espécies, use novamente a função de simulação sem migração para comparar sistemas que diferem nesta ordem de grandeza: Apenas para lembrar o efeito do tamanho da comunidade sobre a erosão de espécies, use novamente a função de simulação sem migração para comparar sistemas que diferem nesta ordem de grandeza:
  
-<​code>​ 
-S = 100 
-cycle = 20.000 
-j = 2 e 20 
-</​code>​ 
  
 +  * S = 100
 +  * cycles = 20.000
 +  * j = 2 e 20
  
 Já é possível perceber que para tamanhos razoáveis (ou mesmo pequenos) de metacomunidades a erosão de espécies é bem lenta. Portanto, uma entrada de espécies a uma taxa também muito lenta já seria suficiente para compensar as extinções. Se for tão lenta quanto o tempo necessário para a evolução de uma nova espécie no sistema já temos a solução: na metacomunidade,​ as espécies perdidas são repostas por novas que surgem, no tempo evolutivo! Já é possível perceber que para tamanhos razoáveis (ou mesmo pequenos) de metacomunidades a erosão de espécies é bem lenta. Portanto, uma entrada de espécies a uma taxa também muito lenta já seria suficiente para compensar as extinções. Se for tão lenta quanto o tempo necessário para a evolução de uma nova espécie no sistema já temos a solução: na metacomunidade,​ as espécies perdidas são repostas por novas que surgem, no tempo evolutivo!
Linha 116: Linha 117:
 Usando os tamanhos de comunidades e metacomunidades que já definimos, avalie o efeito de aumentar a taxa de migração, mantendo os outros parâmetros constantes: Usando os tamanhos de comunidades e metacomunidades que já definimos, avalie o efeito de aumentar a taxa de migração, mantendo os outros parâmetros constantes:
  
-<​code>​ +  * S = 100 
-S = 100 +  ​* ​j = 2 
-j = 2 +  ​* ​Sm = 200 
-Sm = 200 +  ​* ​jm = 20 
-jm = 20 +  ​* ​nu = $1 \times 10^{-9}$ 
-nu = 1e-9 +  ​* ​m = 0 a 0,4 a intervalos de 0,1 
-m = 0 a 0,4 a intervalos de 0,1 +
-</​code>​+
  
 ====== exploracoes simhub3 ====== ====== exploracoes simhub3 ======
ecovirt/roteiro/neutr/neutra_base.txt · Última modificação: 2022/10/25 02:41 (edição externa)