Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ecovirt:roteiro:metap_duas:metap_coex_base

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ecovirt:roteiro:metap_duas:metap_coex_base [2017/11/07 14:53]
prado [Pseudocódigo]
ecovirt:roteiro:metap_duas:metap_coex_base [2023/11/16 17:59] (atual)
Linha 10: Linha 10:
  
 onde: onde:
-  * $f$ = fração de machas ocupadas+  * $f_1$ = fração de machas ocupadas ​pela espécie 1
   * $p_e$ = probabilidade de extinção por mancha   * $p_e$ = probabilidade de extinção por mancha
-  * $i$ = taxa de incremento da probabilidade de colonização com o aumento de $f$ +  * $i_i$ = taxa de incremento da probabilidade de colonização ​da espécie 1 com o aumento de $f$ 
-  * A taxa de colonização,​ portanto, é o produto $i.f$, e varia com a fração de manchas ocupadas (quanto mais ocupação, mais propágulos).+  * A taxa de colonização,​ portanto, é o produto $i_1f_1$, e varia com a fração de manchas ocupadas (quanto mais ocupação, mais propágulos).
  
 Agora vamos acrescentar mais uma espécie ao sistema ((para artigo original veja Hastings(1980) )). Esta espécie será uma competidora fraca: só permanece em manchas desocupadas. Isto significa que as manchas disponíveis para sua colonização são apenas as vazias, e que ela é excluída se uma mancha que ocupa é colonizada pela outra espécie. A variação da fração de manchas ocupadas por esta espécie é definida como: Agora vamos acrescentar mais uma espécie ao sistema ((para artigo original veja Hastings(1980) )). Esta espécie será uma competidora fraca: só permanece em manchas desocupadas. Isto significa que as manchas disponíveis para sua colonização são apenas as vazias, e que ela é excluída se uma mancha que ocupa é colonizada pela outra espécie. A variação da fração de manchas ocupadas por esta espécie é definida como:
Linha 48: Linha 48:
 A dedução dos valores em equilíbrio pede apenas manipulações algébricas muito simples. Se você ainda se assusta com matemática,​ tenha em mente que o essencial é compreender a lógica de cada passo de dedução. Para as manipulações em si, há programas de matemática simbólica que podem lhe ajudar, como o MAXIMA, que é de uso livre (([[http://​maxima.sourceforge.net/​authorization-letter.html|detalhes aqui]])). ​ A dedução dos valores em equilíbrio pede apenas manipulações algébricas muito simples. Se você ainda se assusta com matemática,​ tenha em mente que o essencial é compreender a lógica de cada passo de dedução. Para as manipulações em si, há programas de matemática simbólica que podem lhe ajudar, como o MAXIMA, que é de uso livre (([[http://​maxima.sourceforge.net/​authorization-letter.html|detalhes aqui]])). ​
  
-Baixe e instale o programa com sua interface gráfica [[http://​wxmaxima.sourceforge.net/​wiki/​index.php/​Main_Page|wxMaxima]],​ abra esse arquivo {{:​ecovirt:​roteiro:​metap_duas:​coexistencia.wxm|aqui}} com os comandos ​ e tecle ''​crtl-R''​ para executar.+Caso queira conhecer essa instrumentação,​ baixe e instale o programa com sua interface gráfica [[http://​wxmaxima.sourceforge.net/​wiki/​index.php/​Main_Page|wxMaxima]], ​em seguida ​abra esse arquivo {{:​ecovirt:​roteiro:​metap_duas:​coexistencia.wxm|aqui}} com os comandos ​ e tecle ''​crtl-R''​ para executar ​cada linha de comando.
  
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
ecovirt/roteiro/metap_duas/metap_coex_base.1510073586.txt.gz · Última modificação: 2017/11/07 14:53 por prado