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ecovirt:roteiro:math:zerosum_base

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-<WRAP tabs> 
-  * [[ecovirt:​roteiro:​math:​zerosumrcmdr|{{:​ecovirt:​logorcmdr01.png?​20|}}]] 
-  * [[ecovirt:​roteiro:​math:​zerosumr|{{:​ecovirt:​rlogo.png?​20|}}]] 
-</​WRAP>​ 
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-====== Dinâmica de soma zero ====== 
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-{{http://​imgs.xkcd.com/​comics/​ultimate_game.png}} 
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-O conceito de [[http://​en.wikipedia.org/​wiki/​Zero-sum_game|de soma zero]] vem da [[http://​en.wikipedia.org/​wiki/​Game_theory|teoria dos jogos]], e descreve a divisão de uma quantia fixa entre participantes,​ de modo que só se ganha o que outros perdem.  ​ 
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-Se os ganhos e consequentes perdas acontecem com uma certa probabilidade,​ o jogo torna-se uma dinâmica estocástica,​ como na [[https://​pup.princeton.edu/​chapters/​s7105.html|teoria neutra da biodiversidade]]. Seu criador, [[http://​shubbell.eeb.ucla.edu/​people.php|Stephen Hubbell]], assumiu que as comunidades estão saturadas, de modo que um novo indivíduo só se estabelece se outro morre. A sucessão ao acaso de mortes, nascimentos e chegada de migrantes criaria então uma dinâmica de soma zero, que explicaria vários padrões das comunidades. 
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-Neste tutorial, simulamos uma dinâmica estocástica de soma zero muito simples com o **EcoVirtual**. Depois disso, você pode estudar a aplicação desse modelo no roteiro sobre [[ecovirt:​roteiro:​neutr:​neutrar|teoria neutra da biodiversidade]]. 
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-===== Um joguinho besta ===== 
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-Vamos imaginar um jogo de apostas entre dois jogadores, sem empates. A cada rodada o perdedor da aposta paga uma quantia fixa ao ganhador. Os dois jogadores têm a mesma probabilidade de ganhar a cada rodada. Esse é [[http://​en.wikipedia.org/​wiki/​Zero-sum|um jogo de soma zero]], pois o valor total em jogo não se altera. O que muda é apenas a fração deste total em poder de cada jogador. Note que a propriedade de soma zero é possível mesmo que os jogadores tenham chances diferentes de vencer, ou que a quantia que o perdedor paga também seja sorteada. 
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-Em nossa simulação,​ [[http://​pt.wikiquote.org/​wiki/​Vicente_Matheus|o jogo só termina quando acaba]], ou seja, quando um dos dois jogadores perde todo o dinheiro((ou quando você quiser parar o jogo, se achar que está demorando muito)). ​ 
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-====== Parametros ====== 
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-Nessa função há três argumentos para a simulação:​ 
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-^ Opção ^ Parâmetro ^ O que faz ^ 
-^''​Total amount''​|total| o valor total de dinheiro em jogo \\ No início este total é dividido igualmente entre os jogadores^ 
-^''​Bet size''​|bet| o valor pago pelo perdedor a cada aposta^ 
-^''​Maximum game time''​|tmax| tempo máximo da simulação jogo em minutos^ ​ 
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-O argumento `tmax` não faz parte da regra do jogo. É apenas uma precaução contra simulações muito demoradas. Fixe-o em 10, mas as simulações devem terminar bem antes disso na maioria dos computadores. 
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-===== O que afeta o tempo de jogo? ===== 
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-A simulação transcorre até o final do jogo, ou até o tempo máximo se esgotar. ​ Varie o total em jogo e o valor da aposta e avalie seu efeito na duração do jogo. Sugestões de valores: 
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-  * total = 20, bet = 1 
-  * total = 20, bet = 5 
-  * total = 100, bet = 1 
-  * total = 100, bet = 5 
-  ​ 
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-<WRAP center round tip 60%> 
-Em dinâmicas estocásticas o resultado varia a cada vez, mesmo que os parâmetros sejam os mesmos. Por isso repita cada simulação algumas vezes para assegurar-se dos resultados. 
-</​WRAP>​ 
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-==== Perguntas ==== 
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-  - Qual o efeito do aumento do total em jogo e do tamanho da aposta sobre o tempo para que o jogo acabe? 
-  - Este jogo também é um processo de [[ecovirt:​roteiro:​math:​bebador|caminhada aleatória em uma dimensão]]. Explique porque. 
- 
  
ecovirt/roteiro/math/zerosum_base.txt · Última modificação: 2023/10/24 23:56 (edição externa)