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+ | ====== Dinâmica de soma zero ====== | ||
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+ | {{http://imgs.xkcd.com/comics/ultimate_game.png}} | ||
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+ | O conceito de [[http://en.wikipedia.org/wiki/Zero-sum_game|de soma zero]] vem da [[http://en.wikipedia.org/wiki/Game_theory|teoria dos jogos]], e descreve a divisão de uma quantia fixa entre participantes, de modo que só se ganha o que outros perdem. | ||
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+ | Se os ganhos e consequentes perdas acontecem com uma certa probabilidade, o jogo torna-se uma dinâmica estocástica, como na [[https://pup.princeton.edu/chapters/s7105.html|teoria neutra da biodiversidade]]. Seu criador, [[http://shubbell.eeb.ucla.edu/people.php|Stephen Hubbell]], assumiu que as comunidades estão saturadas, de modo que um novo indivíduo só se estabelece se outro morre. A sucessão ao acaso de mortes, nascimentos e chegada de migrantes criaria então uma dinâmica de soma zero, que explicaria vários padrões das comunidades. | ||
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+ | Neste tutorial, simulamos uma dinâmica estocástica de soma zero muito simples com o **EcoVirtual**. Depois disso, você pode estudar a aplicação desse modelo no roteiro sobre [[ecovirt:roteiro:neutr:neutrar|teoria neutra da biodiversidade]]. | ||
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+ | ===== Um joguinho besta ===== | ||
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+ | Vamos imaginar um jogo de apostas entre dois jogadores, sem empates. A cada rodada o perdedor da aposta paga uma quantia fixa ao ganhador. Os dois jogadores têm a mesma probabilidade de ganhar a cada rodada. Esse é [[http://en.wikipedia.org/wiki/Zero-sum|um jogo de soma zero]], pois o valor total em jogo não se altera. O que muda é apenas a fração deste total em poder de cada jogador. Note que a propriedade de soma zero é possível mesmo que os jogadores tenham chances diferentes de vencer, ou que a quantia que o perdedor paga também seja sorteada. | ||
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+ | Em nossa simulação, [[http://pt.wikiquote.org/wiki/Vicente_Matheus|o jogo só termina quando acaba]], ou seja, quando um dos dois jogadores perde todo o dinheiro((ou quando você quiser parar o jogo, se achar que está demorando muito)). | ||
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+ | ====== Parametros ====== | ||
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+ | Nessa função há três argumentos para a simulação: | ||
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+ | ^ Opção ^ Parâmetro ^ O que faz ^ | ||
+ | ^''Total amount''|total| o valor total de dinheiro em jogo \\ No início este total é dividido igualmente entre os jogadores^ | ||
+ | ^''Bet size''|bet| o valor pago pelo perdedor a cada aposta^ | ||
+ | ^''Maximum game time''|tmax| tempo máximo da simulação jogo em minutos^ | ||
+ | |||
+ | O argumento `tmax` não faz parte da regra do jogo. É apenas uma precaução contra simulações muito demoradas. Fixe-o em 10, mas as simulações devem terminar bem antes disso na maioria dos computadores. | ||
+ | |||
+ | ===== O que afeta o tempo de jogo? ===== | ||
+ | |||
+ | A simulação transcorre até o final do jogo, ou até o tempo máximo se esgotar. Varie o total em jogo e o valor da aposta e avalie seu efeito na duração do jogo. Sugestões de valores: | ||
+ | |||
+ | |||
+ | * total = 20, bet = 1 | ||
+ | * total = 20, bet = 5 | ||
+ | * total = 100, bet = 1 | ||
+ | * total = 100, bet = 5 | ||
+ | | ||
+ | |||
+ | |||
+ | <WRAP center round tip 60%> | ||
+ | Em dinâmicas estocásticas o resultado varia a cada vez, mesmo que os parâmetros sejam os mesmos. Por isso repita cada simulação algumas vezes para assegurar-se dos resultados. | ||
+ | </WRAP> | ||
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+ | ====== Perguntas ====== | ||
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+ | - Qual o efeito do aumento do total em jogo e do tamanho da aposta sobre o tempo para que o jogo acabe? | ||
+ | - Este jogo também é um processo de [[ecovirt:roteiro:math:bebador|caminhada aleatória em uma dimensão]]. Explique porque. | ||
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