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ecovirt:roteiro:math:zerosum_base

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 +<WRAP tabs>
 +  * [[ecovirt:​roteiro:​math:​zerosumrcmdr|{{:​ecovirt:​logorcmdr01.png?​20|}}]]
 +  * [[ecovirt:​roteiro:​math:​zerosumr|{{:​ecovirt:​rlogo.png?​20|}}]]
 +</​WRAP>​
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 +====== Dinâmica de soma zero ======
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 +{{http://​imgs.xkcd.com/​comics/​ultimate_game.png}}
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 +O conceito de [[http://​en.wikipedia.org/​wiki/​Zero-sum_game|de soma zero]] vem da [[http://​en.wikipedia.org/​wiki/​Game_theory|teoria dos jogos]], e descreve a divisão de uma quantia fixa entre participantes,​ de modo que só se ganha o que outros perdem.  ​
 +
 +Se os ganhos e consequentes perdas acontecem com uma certa probabilidade,​ o jogo torna-se uma dinâmica estocástica,​ como na [[https://​pup.princeton.edu/​chapters/​s7105.html|teoria neutra da biodiversidade]]. Seu criador, [[http://​shubbell.eeb.ucla.edu/​people.php|Stephen Hubbell]], assumiu que as comunidades estão saturadas, de modo que um novo indivíduo só se estabelece se outro morre. A sucessão ao acaso de mortes, nascimentos e chegada de migrantes criaria então uma dinâmica de soma zero, que explicaria vários padrões das comunidades.
 +
 +Neste tutorial, simulamos uma dinâmica estocástica de soma zero muito simples com o **EcoVirtual**. Depois disso, você pode estudar a aplicação desse modelo no roteiro sobre [[ecovirt:​roteiro:​neutr:​neutrar|teoria neutra da biodiversidade]].
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 +===== Um joguinho besta =====
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 +Vamos imaginar um jogo de apostas entre dois jogadores, sem empates. A cada rodada o perdedor da aposta paga uma quantia fixa ao ganhador. Os dois jogadores têm a mesma probabilidade de ganhar a cada rodada. Esse é [[http://​en.wikipedia.org/​wiki/​Zero-sum|um jogo de soma zero]], pois o valor total em jogo não se altera. O que muda é apenas a fração deste total em poder de cada jogador. Note que a propriedade de soma zero é possível mesmo que os jogadores tenham chances diferentes de vencer, ou que a quantia que o perdedor paga também seja sorteada.
 +
 +Em nossa simulação,​ [[http://​pt.wikiquote.org/​wiki/​Vicente_Matheus|o jogo só termina quando acaba]], ou seja, quando um dos dois jogadores perde todo o dinheiro((ou quando você quiser parar o jogo, se achar que está demorando muito)). ​
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 +====== Parametros ======
 +
 +Nessa função há três argumentos para a simulação:​
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 +^ Opção ^ Parâmetro ^ O que faz ^
 +^''​Total amount''​|total| o valor total de dinheiro em jogo \\ No início este total é dividido igualmente entre os jogadores^
 +^''​Bet size''​|bet| o valor pago pelo perdedor a cada aposta^
 +^''​Maximum game time''​|tmax| tempo máximo da simulação jogo em minutos^ ​
 +
 +O argumento `tmax` não faz parte da regra do jogo. É apenas uma precaução contra simulações muito demoradas. Fixe-o em 10, mas as simulações devem terminar bem antes disso na maioria dos computadores.
 + 
 +===== O que afeta o tempo de jogo? =====
 +
 +A simulação transcorre até o final do jogo, ou até o tempo máximo se esgotar. ​ Varie o total em jogo e o valor da aposta e avalie seu efeito na duração do jogo. Sugestões de valores:
 +
 +
 +  * total = 20, bet = 1
 +  * total = 20, bet = 5
 +  * total = 100, bet = 1
 +  * total = 100, bet = 5
 +  ​
 +
 +
 +<WRAP center round tip 60%>
 +Em dinâmicas estocásticas o resultado varia a cada vez, mesmo que os parâmetros sejam os mesmos. Por isso repita cada simulação algumas vezes para assegurar-se dos resultados.
 +</​WRAP>​
 +
 +
 +====== Perguntas ======
 +
 +  - Qual o efeito do aumento do total em jogo e do tamanho da aposta sobre o tempo para que o jogo acabe?
 +  - Este jogo também é um processo de [[ecovirt:​roteiro:​math:​bebador|caminhada aleatória em uma dimensão]]. Explique porque.
 +
  
ecovirt/roteiro/math/zerosum_base.txt · Última modificação: 2023/10/24 23:56 (edição externa)