Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ecovirt:roteiro:math:allesage

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ecovirt:roteiro:math:allesage [2020/02/03 11:42]
prado [Estados alternativos e transições bruscas]
ecovirt:roteiro:math:allesage [2021/02/08 12:01]
prado [Estados alternativos e transições bruscas]
Linha 119: Linha 119:
 ===== Estados alternativos e transições bruscas ===== ===== Estados alternativos e transições bruscas =====
  
-Nosso modelo tem pontos de eqilíbrio localmente estáveis separados por um ponto instável. Portanto, o sistema tem **estados alternativos**. Além disso, esses estados alternativos têm uma certa resiliência, ​pois resistem ​até uma certa intensidade de perturbação.+Nosso modelo tem pontos de eqilíbrio localmente estáveis separados por um ponto instável. Portanto, o sistema tem **estados alternativos**. Além disso, esses estados alternativos têm uma certa resiliência,​ até uma certa intensidade de perturbação ​o sistema retorna ao mesmo estado.
  
 Essas características fazem com que esse modelo de população esteja sujeito a **transições bruscas de estado**. Uma causa pode ser uma perturbação intensa o suficiente para provocar a mudança, como você experimentou na seção anterior. Mas essa seria uma causa brusca ((perturbação intensa e instantânea)) para uma mudança brusca. Essas características fazem com que esse modelo de população esteja sujeito a **transições bruscas de estado**. Uma causa pode ser uma perturbação intensa o suficiente para provocar a mudança, como você experimentou na seção anterior. Mas essa seria uma causa brusca ((perturbação intensa e instantânea)) para uma mudança brusca.
Linha 129: Linha 129:
 ===Exercício=== ===Exercício===
  
-Clique em ''​Evaluate''​ abaixo para abrir dois gráficos interativos. O gráfico da direita ​mostra a variação do tamanho populacional (N) ao longo do tempo (t). O segundo ​gráfico mostra a velocidade de crescimento (V) em função ​do tamanho populacional. ​+Clique em ''​Evaluate''​ abaixo para abrir dois gráficos interativos. ​Você verá dois gráficos:​ 
 +  * O gráfico da esquerda ​mostra a variação do tamanho populacional (N) ao longo do tempo (t), para uma população que está na capacidade de suporteA linha azul neste primeiro gráfico é o tamanho populacional. A linha vermelha pontilhada é o tamanho mínimo para uma população viável (parâmetro $a$ do modelo). 
 +  * O gráfico ​da direita ​mostra a velocidade de crescimento (V) da população ​em função ​de qualquer ​tamanho populacional ​possível (isto é, entre zero e $K$)
  
-Use os gráficos interativos para simular uma mudança ambiental que aumente o tamanho mínimo para uma população ser viável. ​ Para isso, defina a taxa de crescimento $r$, a capacidade de suporte $K$ e o tamanho mínimo viável $a$. O gráfico simula que a população já está em sua capacidade de suporte. Aumente gradativamente o valor de $a$ e observe o comportamento dos gráficos. Preste atenção às mudanças nos dois gráficos quando o sistema está próximo da transição de estados.+Use os gráficos interativos para simular uma mudança ambiental que aumente o tamanho mínimo para uma população ser viável. ​ Para isso, defina a taxa de crescimento $r$, a capacidade de suporte $K$ e o tamanho mínimo viável $a$. Aumente gradativamente o valor de $a$ e observe o comportamento dos gráficos. Preste atenção às mudanças nos dois gráficos quando o sistema está próximo da transição de estados.
  
  
ecovirt/roteiro/math/allesage.txt · Última modificação: 2021/02/08 12:01 por prado