Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ecovirt:roteiro:math:allesage

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Última revisão Ambos lados da revisão seguinte
ecovirt:roteiro:math:allesage [2020/02/03 11:41]
prado [Estados alternativos e transições bruscas]
ecovirt:roteiro:math:allesage [2021/02/08 11:43]
prado [Estados alternativos e transições bruscas]
Linha 119: Linha 119:
 ===== Estados alternativos e transições bruscas ===== ===== Estados alternativos e transições bruscas =====
  
-Nosso modelo tem pontos de eqilíbrio localmente estáveis separados por um ponto instável. Portanto, o sistema tem **estados alternativos**. Além disso, esses estados alternativos têm uma certa resiliência, ​pois resistem ​até uma certa intensidade de perturbação.+Nosso modelo tem pontos de eqilíbrio localmente estáveis separados por um ponto instável. Portanto, o sistema tem **estados alternativos**. Além disso, esses estados alternativos têm uma certa resiliência,​ até uma certa intensidade de perturbação ​o sistema retorna ao mesmo estado.
  
 Essas características fazem com que esse modelo de população esteja sujeito a **transições bruscas de estado**. Uma causa pode ser uma perturbação intensa o suficiente para provocar a mudança, como você experimentou na seção anterior. Mas essa seria uma causa brusca ((perturbação intensa e instantânea)) para uma mudança brusca. Essas características fazem com que esse modelo de população esteja sujeito a **transições bruscas de estado**. Uma causa pode ser uma perturbação intensa o suficiente para provocar a mudança, como você experimentou na seção anterior. Mas essa seria uma causa brusca ((perturbação intensa e instantânea)) para uma mudança brusca.
Linha 129: Linha 129:
 ===Exercício=== ===Exercício===
  
-Clique em ''​Evaluate''​ abaixo para abrir dois gráficos interativos. O gráfico da direita mostra a variação do tamanho populacional (N) ao longo do tempo (t). O segundo ​gráfico mostra a velocidade de crescimento (V) em função ​do tamanho populacional. ​+Clique em ''​Evaluate''​ abaixo para abrir dois gráficos interativos. ​Você verá dois gráficos:​ 
 +  * O gráfico da direita mostra a variação do tamanho populacional (N) ao longo do tempo (t), para uma população que está na capacidade de suporteA linha azul neste primeiro ​gráfico ​é o tamanho populacional. A linha vermelha pontilhada é o tamanho mínimo para uma população viável (parâmetro $a$ do modelo). 
 +  * O da esquerda ​mostra a velocidade de crescimento (V) da população ​em função ​de qualquer ​tamanho populacional ​possível (isto é, entre zero e $K$)
  
-Use os gráficos interativos para simular uma mudança ambiental que aumente o tamanho mínimo para uma população ser viável. ​ Para isso, defina a taxa de crescimento $r$, a capacidade de suporte $K$ e o tamanho mínimo viável $a$. O gráfico simula que a população já está em sua capacidade de suporte. Aumente gradativamente o valor de $a$ e observe o comportamento dos gráficos. Preste atenção às mudanças nos dois gráficos quando o sistema está próximo da transição de estados.+Use os gráficos interativos para simular uma mudança ambiental que aumente o tamanho mínimo para uma população ser viável. ​ Para isso, defina a taxa de crescimento $r$, a capacidade de suporte $K$ e o tamanho mínimo viável $a$. Aumente gradativamente o valor de $a$ e observe o comportamento dos gráficos. Preste atenção às mudanças nos dois gráficos quando o sistema está próximo da transição de estados.
  
  
Linha 159: Linha 161:
     pt1=plot(line(lista,​ thickness=2,​ axes_labels=["​Tempo","​N"​]))     pt1=plot(line(lista,​ thickness=2,​ axes_labels=["​Tempo","​N"​]))
     pt2=line([(0,​a),​(200,​a)],​linestyle='​dashed',​color='​red',​ axes_labels=["​Tempo","​N"​])     pt2=line([(0,​a),​(200,​a)],​linestyle='​dashed',​color='​red',​ axes_labels=["​Tempo","​N"​])
-    pt=pt1+pt2+text('​Tempo',​ (201,1), color='​black',​fontsize=13)+ text('​N',​ (-10,K+3), color='​black',​ fontsize=17)+    ​##pt=pt1+pt2+text('​Tempo',​ (201,1), color='​black',​fontsize=13)+ text('​N',​ (-10,K+3), color='​black',​ fontsize=17) 
 +    pt=pt1+pt2
     pt.xmax(200)     pt.xmax(200)
     pt.ymin(0)     pt.ymin(0)
ecovirt/roteiro/math/allesage.txt · Última modificação: 2021/02/08 12:01 por prado