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ecovirt:intro

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ecovirt:intro [2022/09/15 11:48]
adalardo [EcoVirtual: Ferramenta Didática]
ecovirt:intro [2023/02/14 18:55] (atual)
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 //Wilson, E. O. 2002. The Future of Life, Alfred Knopf, New York.// //Wilson, E. O. 2002. The Future of Life, Alfred Knopf, New York.//
  
-====== ​Responsáveis ​======+====== ​Coordenadores ​======
  
-[[http://​ecologia.ib.usp.br/​labtrop|{{:​logolabtrop2.png?​40 ​ |Laboratório de Ecologia de Florestas Tropicais}}]] **Dr. Alexandre Adalardo de Oliveira**, <​adalardo@usp.br>​ +[[http://​ecologia.ib.usp.br/​labtrop|{{:​logolabtrop2.png?​40 |Tropical Forest Ecology Laboratory}}]] **Dr. Alexandre Adalardo de Oliveira**, <​adalardo@usp.br>​ 
-Instituto de BiociênciasEcologia ​- USP [[http://​ecologia.ib.usp.br/​labtrop|LabTrop]]+Institute of BiosciencesEcology ​- USP [[http://​ecologia.ib.usp.br/​labtrop|LabTrop]]
  
 \\ \\
  
-[[http://​ecologia.ib.usp.br/​let|{{:​logoLET.gif?​80 ​  ​|Laboratório de Ecologia Teórica}}]] **Dr. Paulo Inácio K. L. Prado**, <​prado@ib.usp.br> ​Instituto de BiociênciasEcologia ​- USP [[http://​ecologia.ib.usp.br/​let|Laboratório de Ecologia Teórica]] +[[http://​ecologia.ib.usp.br/​let|{{:​logoLET.gif?​80 |Theoretical Ecology Laboratory}}]] **Dr. Paulo Inácio K. L. Prado**, <​prado@ib.usp.br> ​Institute of BiosciencesEcology ​- USP [[http://​ecologia.ib.usp.br/​let|Laboratory of Theoretical Ecology]]
  
  
 ===== Motivação ===== ===== Motivação =====
-{{:​motiva.jpg?​300 ​ |}} 
-Os programas de pós-graduação em Ecologia no Brasil tem investido muito em cursos de campo para o treinamento dos alunos na prática do método científico em ecologia. Esse cursos, em geral, reproduzem todas as fases da produção científica em ecologia, desde a elaboração de perguntas pertinentes,​ passando pelo planejamento,​ coleta de dados e a divulgação do trabalho. Acreditamos que esse tem sido um instrumento importante na transformação da Ecologia do Brasil em uma ciência mais robusta e inserida no contexto mundial. 
-No entanto, um dos pressupostos desses cursos é que o aluno tenha um arcabouço teórico básico em ecologia, o que nem sempre corresponde à realidade dos alunos ingressantes em programas de pós-graduação. ​ 
  
-===== EcoVirtual: ​Ferramenta Didática ​=====+{{:​motiva.jpg?​300 |}} 
 +Os programas de pós-graduação em Ecologia no Brasil têm investido fortemente em cursos de campo para treinar os alunos na prática do método científico em ecologia. Esses cursos, em geral, reproduzem todas as fases da produção científica,​ desde a elaboração de questões pertinentes,​ passando pelo planejamento,​ coleta de dados e divulgação do trabalho. Acreditamos que este tem sido um importante instrumento na transformação da Ecologia do Brasil em uma ciência mais robusta inserida no contexto global. 
 +No entanto, um dos pressupostos desses cursos é que os alunos tenham um referencial teórico básico em ecologia, o que nem sempre corresponde à realidade dos alunos ingressantes na pós-graduação. 
 + 
 +===== EcoVirtual: ​Ferramental Didático ​=====
  
 Com foco nessa demanda, criamos um conjunto de ferramentas para auxiliar a docência e o aprendizado de teorias e modelos ecológicos básicos. Esses instrumentos incorporam: ​ Com foco nessa demanda, criamos um conjunto de ferramentas para auxiliar a docência e o aprendizado de teorias e modelos ecológicos básicos. Esses instrumentos incorporam: ​
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   * código em linguagem R para a simulação de modelos em cada tópico;   * código em linguagem R para a simulação de modelos em cada tópico;
   * um pacote de interface gráfica (GUI) para permitir que usuários sem conhecimentos de programação executem as simulações. ​   * um pacote de interface gráfica (GUI) para permitir que usuários sem conhecimentos de programação executem as simulações. ​
-No momento, o projeto já tem vários temas desenvolvidos com simulações,​ quase todos contemplados com interface gráfica de usuário. Os temas abordam diferentes níveis organizacionais na ecologia: ​+No momento, o projeto já tem vários temas desenvolvidos com simulações,​ quase todos contemplados com interface gráfica de usuário. Os roteiros e simulações ​abordam diferentes níveis organizacionais na ecologia: ​
   - Dinâmica de populações   - Dinâmica de populações
   - Metapopulações   - Metapopulações
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   - Biogeografia   - Biogeografia
  
-Alguns cursos de graduação e pós-graduação no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo utilizam essas simulações que já foram testadas ao menos no nível de código do R.  +Alguns cursos de graduação e pós-graduação no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo utilizam essas simulações que já foram testadasao menos no nível de código do R.  
-Qualquer problema que encontrem no site ou nas simulações,​ pedimos que entre em contato com os idealizadores do projeto, que são também os mantenedores da plataforma.+Qualquer problema que encontrem no site ou nas simulações,​ pedimos que entre em contato com os idealizadores do projeto, que são também os mantenedores da plataforma, pelo e-emails listados no início desta páginaCaso seja usuário do github, solicitamos que abra um //Issue// em [[https://​github.com/​ecovirt/​EcoVirtual]]
  
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 //​**__Problemas com expressões matemáticas__**//​ //​**__Problemas com expressões matemáticas__**//​
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 Caso tenha problemas para visualizar expressões e símbolos matemáticos nesse wiki, busque algum plugin ou extensão que tenha ASCIIMath no nome para o seu browser. No **//​Chrome//​** a extensão tem o nome //​MathML-2-CSS//​. O Firefox reconhece as formulas por padrão, outros browsers não foram testados.  ​ Caso tenha problemas para visualizar expressões e símbolos matemáticos nesse wiki, busque algum plugin ou extensão que tenha ASCIIMath no nome para o seu browser. No **//​Chrome//​** a extensão tem o nome //​MathML-2-CSS//​. O Firefox reconhece as formulas por padrão, outros browsers não foram testados.  ​
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 +===== Aplicativos ​ =====
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 +Os roteiros e tutoriais presentes nesse wiki são baseados, em grande parte, nos aplicativos desenvolvidos no R (pacotes EcoVirtual e RcmdrPlugin.EcoVirtual). Entretanto, alguns roteiros usam outros aplicativos como planilhas eletrônicas ou um aplicativo específico para o tópico em questão, nestes casos o roteiro solicita o aplicativo. Quando há mais de uma versão do mesmo tópico, identificado pelas abas com diferentes ícones, normalmente o que muda é a operacionalização que usa diferentes ferramentas de aplicativos. Essas diferentes ferramentas estão associadas a um maior ou menor conhecimento de programação prévio necessário para executar o roteiro. Para mais informações veja a sessão [[ecovirt:​roteiro:​soft:​start|]]. ​
  
ecovirt/intro.1663253305.txt.gz · Última modificação: 2022/09/15 11:48 por adalardo