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Distúrbio e Coexistência

noiteestrelada.jpg Vamos investigar nesse exercício modelos de sucessão e incorporar neles distúrbio. No exercício de coexistência de duas populações simulamos distúrbio através da taxa de extinção. Vamos partir desse modelo e avaliar o que acontece com a coexistência conforme aumento da intensidade do distúrbio. Vamos relembrar o modelo de coexistência e o exercício que fizemos Coexistência em Metapopulações. Tínhamos duas espécie, sendo a primeira melhor competidora pois podia colonizar manchas já ocupadas pela outra, enquanto a segunda só colonizava manchas vazias. A variação na ocupação de manchas era dada por:

$$ (df_1)/dt = i_1f_1(1-f_1)-p_e f_1 $$

$$ (df_2)/dt = i_2f_2(1-f_1-f_2)-i_1f_1f_2-p_e f_2 $$

onde:

Para que a espécie dois persistisse no sistema era necessário que:

$$ e/i_{(1)} > i_{(1)}/i_{(2)} $$

EcoVirtual

Segue abaixo a descrição dos parâmetros do modelo para relembrarmos:

opção parâmetro definição
data set objeto no R guarda os resultados
Maximum time tmax Número de iterações da simulação
coluns cl número de colunas de habitat da paisagem
rows rw número de linhas de habitat da paisagem
Best Competitor Parâmetros para a melhor competidora
initial occupance f01 proporção de manchas ocupadas no inicio pela sp1
colonization coef. i1 coeficiente de colonização i das sp1
Inferior Competitor Parâmetros para a pior competidora
initial occupance f02 proporção de manchas ocupadas no inicio pela sp2
colonization coef. i2 coeficiente de colonização i da sp2
Both Species Parâmetros comuns para as duas espécies
prob. extinction pe probabilidade de extinção
Habitat Destruction d proporção de manchas não disponibilizadas
Show simulation frames anima=TRUE mostra cada tempo simulado

Simulando Distúrbio

Vamos simular um aumento crescente da probabilidade de extinção fixando os seguintes parâmetros:

tmax=100;
cl=100;
rw=100;
f01=0.1;
f02=0.1;
i1=0.4;
i2=0.8;
d=0;
anima=FALSE

Agora vamos variar a probabilidade de extinção para simular uma aumento de distúrbio:

  1. pe = 0.1
  2. pe = 0.2
  3. pe = 0.25
  4. pe = 0.3
  5. pe = 0.4
  6. pe = 0.5
  1. O que está acontecendo com o sistema conforme aumentamos a intensidade do distúrbio (pe)?
  2. Em que cenário o sistema é mais diverso?
  3. Interprete o comportamento da espécie pior competidora no início das quatro primeiras simulações. O que está acontecendo?