* [[en:ecovirt:roteiro:math:zerosumrcmdr|{{:ecovirt:logorcmdr01.png?20|}}]] * [[en:ecovirt:roteiro:math:zerosumr|{{:ecovirt:rlogo.png?20|}}]] ====== Dinâmica de soma zero - Roteiro no EcoVirtual====== {{http://imgs.xkcd.com/comics/ultimate_game.png}} O conceito de [[http://en.wikipedia.org/wiki/Zero-sum_game|de soma zero]] vem da [[http://en.wikipedia.org/wiki/Game_theory|teoria dos jogos]], e descreve a divisão de uma quantia fixa entre participantes, de modo que só se ganha o que outros perdem. Se os ganhos e consequentes perdas acontecem com uma certa probabilidade, o jogo torna-se uma dinâmica estocástica, como na [[https://pup.princeton.edu/chapters/s7105.html|teoria neutra da biodiversidade]]. Seu criador, [[http://shubbell.eeb.ucla.edu/people.php|Stephen Hubbell]], assumiu que as comunidades estão saturadas, de modo que um novo indivíduo só se estabelece se outro morre. A sucessão ao acaso de mortes, nascimentos e chegada de migrantes criaria então uma dinâmica de soma zero, que explicaria vários padrões das comunidades. Neste tutorial, simulamos uma dinâmica estocástica de soma zero muito simples com o **EcoVirtual**. Depois disso, você pode estudar a aplicação desse modelo no roteiro sobre [[en:ecovirt:roteiro:neutr:neutrar|teoria neutra da biodiversidade]]. Para prosseguir você deve ter o ambiente R com os pacotes Rcmdr e Ecovirtual instalados e carregados. Se você não tem e não sabe como ter, consulte a página de [[en:ecovirt:roteiro:soft:instalacaor|Instalação]]. ===== Um joguinho besta ===== Vamos imaginar um jogo de apostas entre dois jogadores, sem empates. A cada rodada o perdedor da aposta paga uma quantia fixa ao ganhador. Os dois jogadores têm a mesma probabilidade de ganhar a cada rodada. Esse é [[http://en.wikipedia.org/wiki/Zero-sum|um jogo de soma zero]], pois o valor total em jogo não se altera. O que muda é apenas a fração deste total em poder de cada jogador. Note que a propriedade de soma zero é possível mesmo que os jogadores tenham chances diferentes de vencer, ou que a quantia que o perdedor paga também seja sorteada. Em nossa simulação, [[http://pt.wikiquote.org/wiki/Vicente_Matheus|o jogo só termina quando acaba]], ou seja, quando um dos dois jogadores perde todo o dinheiro((ou quando você quiser parar o jogo, se achar que está demorando muito)). Vamos simular esta situação com a função **Zero Sum Game**. Abra o menu do **EcoVirtual** no Rcmdr: EcoVirtual>Biogeograph models> Zero Sum Game. A seguinte janela de menu se abrirá: {{ :ecovirt:roteiro:zerosum.png?500 |}} Nessa janela há três argumentos para a simulação: ^ Opção ^ O que faz ^ ^''Total amount''| o valor total de dinheiro em jogo \\ No início este total é dividido igualmente entre os jogadores^ ^''Bet size''| o valor pago pelo perdedor a cada aposta^ ^''Maximum game time''| tempo máximo da simulação jogo em minutos^ O argumento ''Maximum game time'' não faz parte da regra do jogo. É apenas uma precaução contra simulações muito demoradas. Fixe-o em 10 minutos, mas as simulações devem terminar bem antes disso na maioria dos computadores. ==== O que afeta o tempo de jogo? ==== A simulação transcorre até o final do jogo, ou até o tempo máximo se esgotar. Varie o total em jogo e o valor da aposta e avalie seu efeito na duração do jogo. Sugestões de valores: * ''Total amount'' = 20, ''bet size'' = 1 * ''Total amount'' = 20, ''bet size'' = 5 * ''Total amount'' = 100, ''bet size'' = 1 * ''Total amount'' = 100, ''bet size'' = 5 Em dinâmicas estocásticas o resultado varia a cada vez, mesmo que os parâmetros sejam os mesmos. Por isso repita cada simulação algumas vezes para assegurar-se dos resultados. ==== Perguntas ==== - Qual o efeito do aumento do total em jogo e do tamanho da aposta sobre o tempo para que o jogo acabe? - Este jogo também é um processo de [[en:ecovirt:roteiro:math:bebador|caminhada aleatória em uma dimensão]]. Explique porque.