Diferenças
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| ecovirt:roteiro:pop_str:pstr_mtrgoogle [2021/08/14 03:14] – amzmartini | ecovirt:roteiro:pop_str:pstr_mtrgoogle [2022/08/25 00:57] (atual) – [Os cálculos passo a passo] prado | ||
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| + | <WRAP tabs> | ||
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| + | ====== Modelos populacionais matriciais - Roteiro no Google Sheets ====== | ||
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| + | ===== Matrizes de Leslie/ | ||
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| + | O crescimento de uma população com estrutura etária pode ser projetado utilizando-se álgebra matricial. As matrizes de Leslie contêm informação sobre as taxas de natalidade e mortalidade de diferentes classes etárias de uma população e são uma forma robusta de calcular o crescimento populacional e fazer projeções da população para diferentes cenários. Uma generalização da matriz de Leslie ocorre quando a população é classificada por estágios de desenvolvimento (matriz de Lefkovitch) e não por idade. Neste caso, um indivíduo de uma dada classe pode permanecer no mesmo estádio a cada intervalo de tempo, além de morrer, crescer e reproduzir. | ||
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| + | ===== Objetivo ===== | ||
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| + | O objetivo desse exercício | ||
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| + | =====Como abrir a planilha e salvar os arquivos com exercícios resolvidos ===== | ||
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| + | A) Conecte-se a uma conta Google | ||
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| + | B) Faça uma cópia da planilha " | ||
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| + | [[https:// | ||
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| + | C) Você será direcionado(a) para uma página perguntando se você deseja fazer uma cópia da planilha. Confirme que sim e uma cópia será gravada no seu Google Drive, e em seguida aberta. | ||
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| + | D) Use esta planilha para realizar os exercícios a seguir. | ||
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| + | =====O que é essa planilha? | ||
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| + | Nessa planilha temos a matriz de transição de uma população de palmito jussara (//Euterpe edulis//) existente na parcela permanente da Ilha do Cardoso. Essa parcela é uma área de 10,24 hectares na qual vem sendo realizado um acompanhamento da dinâmica da floresta sobre restinga. | ||
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| + | No ano de 2005 todas as árvores dessa espécie com dap (diâmetro à altura do peito) maior que 5 cm foram marcadas e medidas. Em 2009 um novo censo foi feito. Assim, foi possível estimar as probabilidades de um indivíduo em uma certa classe de tamanho permanecer nesta classe, passar à próxima classe ou morrer. Além disso, o número de novos registros em 2009 estima a quantidade de ingressantes, | ||
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| + | <WRAP center round help 85% > | ||
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| + | Para esse exercício dividimos as árvores em três classes de tamanho: | ||
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| + | * **Adultos (Ad)**: acima de 9,0 cm de dap | ||
| + | * **Jovens 2 (J2)**: de 7,1 a 9,0 cm de dap | ||
| + | * **Jovens 1 (J1)**: de 5,0 a 7,1 cm de dap | ||
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| + | __Como estimamos as probabilidades de transição? | ||
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| + | O número de árvores em cada classe registrado em 2005 será nosso ponto de partida. Esses números estão nas células '' | ||
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| + | Em 2005 havia 1343 árvores da menor classe de tamanho (Jovens 1). Dessas, 989 continuavam nessa mesma classe em 2009 e 238 passaram à classe seguinte (Jovens 2) e o restante das árvores (8,9%) morreu. Assim, a probabilidade de permanência na classe Jovens 1, em 4 anos, é de: | ||
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| + | p(J1→J1)=9891343=0,736 | ||
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| + | E a probabilidade de passar à classe seguinte (J2) é: | ||
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| + | p(J1→J2)=2381343=0,177 | ||
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| + | Depois, repetimos o cálculo para todas as permanências e transições entre as três classes (J1, J2 e Ad). | ||
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| + | __Como estimamos a fecundidade? | ||
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| + | Em 2005 havia 265 árvores adultas na parcela. Em 2009 foram registrados 293 ingressantes na classe J1. | ||
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| + | Então estimamos a fecundidade pela média de ingressantes em relação aos adultos((Esse método de calcular a fecundidade é bem simplista, mas para a compreensão dos cálculos de uma matriz de transição será adequado e suficiente)): | ||
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| + | F(Ad→J1)=293265=1,105 | ||
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| + | A partir desses cálculos foi então construída a matriz de transição completa que está na planilha, localizada nas células '' | ||
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| + | ===== Exercício: Multiplicando Matrizes ===== | ||
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| + | ====Os cálculos passo a passo==== | ||
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| + | * **1.** Vamos multiplicar o vetor de tamanho da população (células '' | ||
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| + | O símbolo de '' | ||
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| + | O resultado da multiplicação é um vetor com o número de indivíduos em cada uma das classes no instante de tempo seguinte (t+1). Esses três valores devem estar agora na coluna correspondente ao tempo 2 (células '' | ||
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| + | /* | ||
| + | Obs.Dri.: Ocultei essa parte porque não precisa para o Google Sheets!!! | ||
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| + | <WRAP center round important 60%> | ||
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| + | Caso a fórmula resulte apenas no resultado da primeira célula, faça o seguinte: | ||
| + | - selecione a célula do resultado da primeira classe **junto** com as células onde deveriam estar os valores relativos a cada uma das outras classes (ou seja, células '' | ||
| + | - depois disso **pressione a tecla F2** (para abrir a fórmula) e em seguida **Control + Shift+ Enter** (comando para colar a formula nas células da seleção). | ||
| + | |||
| + | Isso deve resolver! Os valores projetados para o tempo 2 deverão estar preenchidas nas células '' | ||
| + | Obs.: Se você tem um Mac, a sequência de teclas que devem ser pressionadas é um pouco diferente. Pressione as teclas **control+U** e em seguida **command+return (ou command+enter)** | ||
| + | </ | ||
| + | */ | ||
| + | |||
| + | * ** 2. ** Para projetar a população para os intervalos de tempo seguintes, você pode proceder de duas formas diferentes: 1) Selecione todo o vetor (as três células da coluna com o resultado - certifique-se que a fórmula está com os símbolos '' | ||
| + | |||
| + | /* | ||
| + | IDEM ANTERIOR SOBRE OCULTAR | ||
| + | <WRAP center round important 60%> | ||
| + | Caso sua planilha entre no modo **VORTEX INFINITO ** (ou seja, o Excel tomou conta do computador e fica mandando uma mensagem de erro toda vez que você respira) pressione a tecla **ESC** várias vezes até que a planilha saia do transe. | ||
| + | </ | ||
| + | */ | ||
| + | |||
| + | * **3.** | ||
| + | |||
| + | * **4.** Faça agora um gráfico da proporção de indivíduos em cada classe ao longo do tempo. O tipo de gráfico ideal para esse tipo de informação é um gráfico de colunas empilhadas e com soma de 100%. Verifique o que acontece com a distribuição das proporções das classes ao longo do tempo. | ||
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| + | * **5.** Calcule o lambda , ou seja, o quanto a população total cresceu de um tempo para outro (λ=Nt+1Nt) e faça o gráfico dessa taxa de crescimento da população ao longo do tempo. | ||
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| + | ==== Questões ==== | ||
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| + | Use os gráficos | ||
| + | - O tamanho total da população, | ||
| + | - O número de indivíduos em cada estágio, | ||
| + | - A proporção dos indivíduos em cada estágio | ||
| + | - A taxa de crescimento da população | ||
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| + | ===== Para saber mais ===== | ||
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| + | Gotelli, N. J. 2007. Ecologia. Cap.3- Crescimento Populacional Estruturado. Pp. 49-82. Ed. Planta. | ||
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| + | Gurevitch, J, Scheiner, S.M, Fox, G.A. 2009. Ecologia Vegetal. Cap. 5 - Ed. Artmed, São Paulo. | ||
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| + | [[http:// | ||
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| + | Freckleton, R.P., Silva Matos, D.M., Bovi, M.L.A & Watkinson, A.R. 2003. Predicting the impacts of harvesting using structured population models: the importance of density-dependence and timing of harvest for a tropical palm tree. Journal of Applied Ecology, 40: 846-858. | ||
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| + | Silva Matos, D.M., Freckleton, R.P. & Watkinson, A.R. 1999. The role of density dependence in the population dynamics of a tropical palm. Ecology, 80: 2635-2650. | ||
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| + | ===Programas=== | ||
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| + | Neste roteiro fizemos os cálculos passo a passo e com algumas aproximações numéricas para compreender os conceitos. Na vida real pesquisadores usam ferramentas computacionais que fazem os cálculos precisos e de um jeito mais prático. Para saber mais veja a apresentação ao pacote [[https:// | ||
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| + | * Stubben, C., & Milligan, B. (2007). Estimating and analyzing demographic models using the popbio package in R. [[http:// | ||
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