Diferenças
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| Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior | |||
| ecovirt:roteiro:math:bebado_base [2023/10/25 01:41] – edição externa 127.0.0.1 | ecovirt:roteiro:math:bebado_base [2023/10/25 01:42] (atual) – edição externa 127.0.0.1 | ||
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| Linha 1: | Linha 1: | ||
| + | BASE | ||
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| + | ====== Caminhada aleatória: o bêbado e o abismo ====== | ||
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| + | Imagine um bêbado andando sempre para frente em uma enorme planície, mas que tem um abismo em um dos lados. A cada passo para frente, ele cambaleia um certo número de passos para a direção do abismo ou da planície, com igual probabilidade. | ||
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| + | Este é um dos processos Markovianos mais simples, chamado caminhada aleatória ([[http:// | ||
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| + | ======Parâmetros ===== | ||
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| + | Parâmetros da simulação: | ||
| + | |||
| + | ^ Opção ^ Parâmetro ^ O que faz ^ | ||
| + | ^ '' | ||
| + | ^ '' | ||
| + | ^ '' | ||
| + | ^ '' | ||
| + | ^ '' | ||
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| + | ===== Exemplo de uso ===== | ||
| + | Vamos soltar dez bêbados, que cambaleiam 10 passos a cada intervalo, por dez mil intervalos de tempo. Use os parâmetros: | ||
| + | |||
| + | * S =10 | ||
| + | * step = 10 | ||
| + | * x1max = 100 | ||
| + | * alleq = TRUE | ||
| + | * tmax = 500 | ||
| + | |||
| + | |||
| + | Como em todo processo estocástico, | ||
| + | |||
| + | ====== Efeito do passo ====== | ||
| + | |||
| + | O que acontece se deixamos os bêbados um pouco menos cambaleantes? | ||
| + | |||
| + | |||
| + | * S = 10 | ||
| + | * step = 2 | ||
| + | * x1max = 100 | ||
| + | * alleq = TRUE | ||
| + | * tmax = 500 | ||
| + | |||
| + | |||
| + | ====== Efeito do tempo ====== | ||
| + | |||
| + | Bêbados que balançam menos estão menos sujeitos a terminar no abismo, ou é apenas uma questão de tempo? Certifique-se disto aumentando o número de intervalos de tempo: | ||
| + | |||
| + | |||
| + | * S = 10 | ||
| + | * step = 2 | ||
| + | * x1max = 100 | ||
| + | * alleq = TRUE | ||
| + | * tmax = 1000 | ||
| + | |||
| + | |||
| + | |||
| + | |||
| + | ====== Pergunta ====== | ||
| + | |||
| + | O bêbado tem igual probabilidade de cair para a direita e para esquerda, portanto ele anda em linha reta, na média. Esta caminhada aleatória equiprovável com fronteira de absorção tem um único desfecho, dado tempo suficiente. Qual é? | ||
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| + | ====== Populações virtuais ====== | ||
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| + | O mesmo modelo de caminhada aleatória pode ser aplicado à dinâmica de populações sob [[ecovirt: | ||
| + | |||
| + | A [[ecovirt: | ||
| + | |||
| + | |||
| + | ====== Parametros estocasticidade ====== | ||
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| + | As opções controlam simulações de populações sob caminhada aleatória em tempo contínuo: | ||
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| + | ^ Opção ^ Parâmetro ^ Definição ^ | ||
| + | ^'' | ||
| + | ^'' | ||
| + | ^'' | ||
| + | ^'' | ||
| + | ^'' | ||
| + | ^'' | ||
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| + | ===== Um exemplo ===== | ||
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| + | Simule a trajetória de 20 populações em que as taxas de mortes e nascimentos sejam iguais, e que começam todas com 10 indivíduos. Deixe o tempo passar até 50 unidades. Para isso mude as opções de simulação para os valores a seguir. Você deve ver um gráfico de caminhada aleatória muito parecido com o dos bêbados. O número de populações extintas até '' | ||
| + | |||
| + | * tmax = 50 | ||
| + | * nsim = 20 | ||
| + | * N0 = 10 | ||
| + | * b = 0.2 | ||
| + | * d = 0.2 | ||
| + | |||
| + | ====== pop Perguntas ====== | ||
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| + | - A qual parâmetro da simulação da caminhada do bêbados corresponde cada parâmetros da dinâmica estocástica de nascimentos e mortes? | ||
| + | - Os efeitos do passo e do tempo observados na simulação dos bêbados valem para as simulações das populações? | ||
| + | - Que consequências esses resultados têm para a conservação e manejo de populações? | ||
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| + | ====== Para saber mais ====== | ||
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| + | * Aqui simulamos uma dinâmica equiprovável de nascimentos e mortes com barreira de absorção. Este é um caso particular de processos estocásticos de nascimentos e mortes. Você encontra mais sobre eles na seção de [[ecovirt: | ||
| + | * [[http:// | ||